sexta-feira, fevereiro 19, 2010
CRENÇA: PELO DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER
CRENÇA
Letra & música de Luiz Alberto Machado (vídeo) (mp3)
É preciso respeitar melhor a vida
no amor que traz a paz que é tão bem vida.
Amar para se ter além do passional
e o coração valer o ser humano universal.
É preciso respeitar as diferenças
e não se equiparar ao que é hostil nas desavenças.
Lutar contra a mantença desigual
que forja o algoz na força do poder irracional.
Se entregar agora, todo dia e a noite inteira,
testemunhar assim as coisas verdadeiras.
Colher a lágrima do olhar mais desolado
para irrigar a sede do carinho devastado.
É preciso ter no olhar a flor da vida,
trazer a luz do sol nas mãos amanhecidas.
E perceber o amor no menor gesto natural
para valer o sonho mais presente mais real.
Se entregar agora, todo dia e a noite inteira,
testemunhar assim as coisas verdadeiras.
Colher a lágrima do olhar mais desolado
para irrigar a sede do carinho devastado.
E afinal poder sorrir
como quem vai feliz viver,
a manter a crença e o seu proceder na paz.
Semear a vida no ideal de colher
o que virá depois
pra ser alegria imensa para um, mais dois, mais!
Viver a vida pelo que foi e será, é e será!
CRENÇA: PELO DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER – A luta pela conquista da dignidade humana, exercício da cidadania, justiça social e um ambiente saudável e sustentável paratodos, é realizada através de shows (cantarau), palestras, recreações infantis e participações em eventos, levando a mensagem da arte articulada com a ética, cidadania, multiculturalidade, educação, paz, saúde, sexualidade, trabalho e consumo, dentro da proposta Tataritaritatá.
ARTIGOS E TEXTOS: PELO DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER
O LAMENTÁVEL EXPEDIENTE DA GUERRA
CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE & CIDADANIA
CIDADANIA NA SALA DE AULA
JUSTIÇA, TODOS CONTRA A INJUSTIÇA: UMA BANDEIRA POR UM MUNDO MELHOR!
VIOLÊNCIA
O TRABALHO: ESCRAVIDÃO, SUBORDINAÇÃO E DESEMPREGO
VOTO MORAL
A PRAGA DO VOTO VENDIDO
FECAMEPA
LITERATURA: MODERNIDADE X PÓS-MODERNIDADE
EDUCAÇÃO PELA ARTE
A POESIA NOSSA DE CADA DIA
O POEMA E A POESIA
A LITERATURA ERÓTICA
AUTO-ESTIMA
CONSCIENCIA NEGRA
PALESTRAS
CANTARAU TATARITARITATÁ
REPERTÓRIO:
TATARITARITATÁ (vinheta) (Luiz Alberto Machado)
TATARITARITATÁ (martelada) (Luiz Alberto Machado)
CANTADOR (Luiz Alberto Machado)
AURORA/MINHA VOZ (Luiz Alberto Machado)
NÊNIA DE ABRIL (Luiz Alberto Machado sobre poema de Sérgio Campos)
SANHA (Luiz Alberto Machado)
PROTESTO FÔNICO (Luiz Alberto Machado & Ângelo Meyer)
ITINERÂNCIA (Sonekka & Luiz Alberto Machado)
LIBELO/A PRIMAVERA DE GINSBERG (Luiz Alberto Machado)
ANÁTEMA (Luiz Alberto Machado)
ENTREGA (Mazinho & Luiz Alberto Machado)
NUNCA CHORE POR MIM (Balada de quem vai embora) (Santanna, o Cantador & Luiz Alberto Machado)
CRENÇA (Luiz Alberto Machado)
ALVORADA (Luiz Alberto Machado)
MANGUABA (Luiz Alberto Machado)
FOLIA CAETÉ (Luiz Alberto Machado)
Veja todos os clipes das canções no YouTube e baixe gratuitamente em mp3 na Trama.
SERVIÇO: CANTARAU TATARITARITATÁ – Show poético-musical realizado por Luiz Alberto Machado. Contatos: 82.8845.4611 ou www.luizalbertomachado.com.br
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ARTIGOS & PESQUISA
e
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quarta-feira, fevereiro 10, 2010
LITERATURA ERÓTICA
Imagem: foto de Pedro Afonso.
LITERATURA ERÓTICA –A literatura, conforme Moisés (2004) “(...) é a expressão dos conteúdos da ficção, ou da imaginação, por meio de palavras polivalentes ou metáforas”, deixando claro que literatura é ficção ou imaginação, além de ser um tipo de conhecimento expresso por signos verbais polivalentes.
Em Brasil (1978) encontra-se que a literatura é o “(...) conjunto de conhecimentos, falados ou escritos, que despertam o sentimento do belo pela perfeição das formas e excelências das idéias”, sendo, pois, a arte de ler e escrever.
Com base na revisão da literatura realizada pode-se compreender que literatura erótica é um gênero literário que faz utilização do erotismo em sua forma de expressão. Porém, com base em Alexandrian (1993), Stalloni (2003) e Durigan (1985), não se deve chegar ao reducionismo quanto a conceituação deste tipo de literatura, em razão de sua natureza polêmica e, também, por envolver uma série de outros não menos contraditórios e polêmicos temas que se encontram no âmbito de sua realização. Isto se deve ao fato de se estar usualmente inerente ao seu conceito, os debates acerca do erotismo e da pornografia, incendiando as controvérsias que vão desde o conservadorismo mais canhestra aos extremistas liberais mais escancarados, dando o sinal de que o tema não é tão pacificado quanto se tem idéia.
Para tanto se faz necessário uma abordagem acerca do erotismo, sua raiz etimológica, conceitual e histórica, de seu confronto na afiada lâmina com a pornografia e suas derivações expressivas para se chegar a um possível conceito de Literatura Erótica, passando por filosofia, literatura, psicanálise, sociologia, ética e, sobretudo, sexo e sexualidade.
EROS & EROTISMO – Para se falar de Literatura Erótica é preciso abordar o Erótico e o Erotismo, buscando sua raiz para se projetar o entendimento.
Erotismo e Erótico vêm de Eros, o deus grego do amor, que também é conhecido como Cupido, personificando todos os sentimentos ligados ao amor e ao desejo, inclusive a paixão física e a atração homossexual. Por isso, Eros significa amor sensual, amor físico. É a palavra usada pelos gregos para falar sobre sexo.
Na Mitologia Grega, Eros é filho de Afrodite e de Ares. Conta-se tratar de um menino travesso e caprichoso, dotado de asas e armado de arco e flechas. É o mais jovem dos deuses. As flechas que atira têm a propriedade de deixar o coração dos mortais e dos imortais completamente inflamados de amor. Conta-se mais que Eros, sob os ardis da mãe Afrodite, é conduzido pela vingança a atrair Psiquê e que, ao contrário, se apaixonou por ela. Casaram-se, mas ele nunca permitiu que lhe visse as faces. Porém, atiçada pelas irmãs mais velhas, certa noite ela, armada por um candeeiro, viu o rosto do deus que, ao ser reconhecido, ergueu vôo e desapareceu, iniciando o sofrimento dela em busca do marido, se submetendo aos desafios da deusa-mãe. Conseguindo o apoio de Zeus, Eros resgata Psiquê e a transforma em deusa, unindo os dois para toda eternidade.
Em outros mitos, Eros é dado como filho de Íris e de Zéfiro. Em outras ocasiões é dado como filho de Ártemis e de Hermes, sendo ainda encontrado como filho de Afrodite e de Hermes, ou de Afrodite e de Ares.
Em Hesíodo (2005), Eros é apresentado como uma das forças primordiais que emergiram do Caos; saindo de um ovo posto por Nix, imaginado então como um enorme pássaro de asas negras. Para ele, o princípio impalpável de Eros, o Amor, criador de toda a vida, emergiu de uma força que uniu todos os contrários, isso porque Eros fez Gaia unir-se a seu filho Urano e gerar os Titãs, os Ciclopes, os Hecatônquiros - forças rebeldes da natureza em desordem. O Amor, força universal de atração, é que poderia justificar que os seres se unissem, produzindo as linhas de descendência que acabara por ligar todos os imortais e todos os mortais, e mesmo os deuses aos homens.
Já Parmênides (1978), defendia que os deuses, antes de todos, pensaram no Amor, assinalando que: “Mulher e homem quando juntos misturam sementes de Vênus, nas veias informando de sangue diverso a força, guardando harmonia nos corpos bem forjados e modela. Pois se as forças, misturando o sêmen, lutarem e não se unirem no corpo misturado, terríveis afligirão o sexo nascente de um duplo sêmen”. E mais, no Banquete de Platão, Parmênides diz: “Primeiro de todos os deuses Amor ela concebeu”. Para ele, o grau mais baixo na escala do amor é o amor físico, que consiste no desejo de possuir o corpo belo para gerar no belo um outro corpo. Esse amor físico já constitui desejo de imortalidade e eternidade, "(...) porque a geração, realizada na criatura mortal, é perenidade e imortalidade". E é mau aquele amante popular, que ama o corpo mais que a alma; pois não é ele constante, por amar um objeto que também não é constante. Com efeito, ao mesmo tempo em que cessa o viço do corpo, que era o que ele amava, "alça ele o seu vôo" sem respeito a muitas palavras e promessas feitas. Ao contrário, amante do caráter, que é bom é constante por toda a vida, porque se funde com o que é constante. Depois, existe o grau dos amantes que se mostram fecundos, não quanto aos corpos, mas quanto às almas, portadores de germes que nascem e crescem na dimensão do espírito. Entre os amantes na dimensão do espírito se encontram, numa escala de progressão ascensional, os amantes das almas, os amantes da justiça e das leis, e os amantes das ciências puras. Finalmente, no ápice da escala do amor, encontra-se a visão fulgurante da Idéia do Belo em si, do Absoluto.
No pensamento platônico encontra-se a ascese erótica que traz a idéia de que quando conduzida por Eros, a alma é levada da contemplação da beleza física à contemplação final de toda beleza. Com isso, Eros aparece como um "daimon" – uma força espiritual misteriosa, intermediário entre os deuses e os homens.
Tomadas as dimensões de Eros e do Erotismo, encontra-se Bataille (2004) que traz o sua interpretação sobre o segundo: “(...) Creio que o erotismo tem para os homens um sentido que o esforço científico não pode atingir. O erotismo só pode ser considerado se levarmos o homem em consideração. Em particular, ele não pode ser considerado independentemente da história do trabalho, ele não pode ser considerado independentemente da história das religiões”.
Tendo por base tal condução intelectual, passa-se à abordagem histórica da literatura erótica e erótica através dos tempos.
BIBLIOTECA EROTOLÓGICA: RELATOS E REGISTROS NO TEMPO
O erotismo e a literatura erótica se confunde no tempo, sendo, pois, mencionado e praticado desde a mais remota antiguidade.
NA ANTIGUIDADE – Cultivado desde as mais remotas eras, é registrado há quinze séculos a.C., no poema religioso indiano Rig Veda que “E o homem deseja a mulher / Tão naturalmente / Quanto a rã sedenta deseja a chuva”. O Rig Veda é o Livro dos Hinos, o primeiro Veda, que foi escrito durante o período védico em Punjabe, por volta de 1700-1100 a.C.
Cerca de 1750 a.C, na vigência de Hamurabi, eram permitidas as prostitutas sagradas que serviam nos templos, conforme registrado pelo historiador grego Heródoto: “Cada mulher nativa do país deve ir ao templo uma vez na vida e lá entregar-se a um homem estranho”
Os hebreus seguiam o Torá que não admitia o coitus interruptus, exigindo práticas alternativas das mulheres que não pudessem ou não quisessem engravidar, saltando para que o sêmen fosse expelido. Onan, um dos filhos de Judá e neto de Jacó, que desafiou o Torá na prática do coitus interruptus, perdeu a vida no ato. Além do mais, o onanismo era reprimido, sendo, então Onan acusado de originar o horrível pecado da masturbação. Este relato é mencionado na Gênesis, no Velho Testamento.
Também encontra-se registrado no bíblico Cântico dos Cânticos, nos livros poéticos do Antigo Testamento: “(...) - Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho, e suave é a fragrância de teus perfumes; o teu nome é como um perfume derramado: por isto amam-te as jovens”. É atribuído a Salomão, filho do Rei Davi, que foi escrito por volta de 400 a.C., inserido no Velho Testamento e constituído de uma coletânea de hinos nupciais.
SUMÉRIA – Entre 5 a 6 mil a.C, os sumérios na Mesopotâmia, veneravam, entre os rios Tigre e Eufrates, a deusa da Terra, Inini, como criadora do amor e “abridora do ventre das mulheres”. Os sumérios realizavam festas de fertilidade onde as mulheres casadas poderiam fazer sexo com qualquer homem, além do marido, desde que se cumprisse uma regra: deixar cair na terra o sêmen do homem que não era seu marido, a fim de não fecundá-la, pois, do contrário, faltaria com o respeito ao marido. Além disso, a população dos sumérios era governada pelos sacerdotes como reis do Estado, e eram eles os escolhidos pelos maridos para tirar a virgindade de suas futuras esposas.
Também na Suméria encontra-se o Épico de Gilgamesh, um herói dois terços deus e um terço homem, que tem no povo da sua cidade Urak, o inicio das suas aventuras, quando sua lubricidade não deixava nenhuma virgem para o próprio amante, nem a filha do guerreiro nem a esposa do nobre. Para enfrentar a criatura brutal Enkidu, Gilgamesh envia uma “prostituta do templo do amor, uma filha do prazer” para seduzi-lo. Ao cabo de seis dias e seis noites Enkidu conheceu as maravilhas da civilização e foi conduzido pela prostituta para sempre.
Também entre os sumérios era corrente a frase “peixe quente no umbigo dela” quando os amorosos usavam este orifício humano como repositório para uma vasta faixa de objetos eroticamente estimulantes. Concluiu-se com isso que “peixe quente” era um dos razoáveis números de pitorescos coloquialismos da época para o pênis, fato repetido em outras civilizações, como os antigos gregos que atribuíam símbolo fálico aos peixes quando empunhavam suas imagens gigantescas nas procissões dionisíacas.
BABILÔNIA – Na antiga Babilônia, só se reconheciam as conexões sexuais dentro da união natural do marido e mulher, quando se condenava à abominação e à morte a união homossexual. No entanto, a zoofilia nas sociedades pastoris já não era incomum, como também a homossexualidade e o intercurso anal heterossexual.
NA GRÉCIA ANTIGA – Encontra-se, com base em Tannahill (1980), que o caráter sexual só entra em jogo por volta do século 2 a.C., quando o falo começou a ser usado como arma de sedução. Sem cerimônias, os gregos mostravam-no para conquistar donzelas e efebos e se exercitavam nus nas arenas esportivas. Além disso, na Grécia antiga são encontrados relatos de Homero, Hesíodo, Plutarco e Pausânias, sobre deuses e heróis lúbricos que passavam grande parte de seu tempo na cama e altercando, ao executarem façanhas de coragem.
Encontra-se na mitologia grega Afrodite, a deusa do intercurso sexual, tendo nascido dela, conforme Hesíodo (2005), dois filhos: Hermafrodite, de sua união com Hermes e equipado com características físicas de ambos os sexos, e Príapo, de uma união com Dioniso e com características físicas indiscutivelmente masculinas e em permanente estado de ereção.
Também na mitologia grega encontra-se Teseu, o herói particular dos atenienses, que seduziu quase tantas donzelas quantos os monstros que liquidou, durante a longa e complicada saga da sua vida.
No séc. VII a.C., é encontrada a poesia da grega Safo (630-612 a.C), que viveu na cidade de Lésbia de Mitilene, considerada a Décima Musa: “Volte, eu te imploro, envolta em tua túnica branca como lei. Ah! Que intenso desejo espera tua deslumbrante forma! Nenhuma mulher deixaria de estremecer a essa sedução”. Para Carpeaux (1978), Safo é a maior expressão das poetisas gregas, que inventou uma coroa de lendas que apontam-na reunida no centro de um circulo de mulheres dadas ao amor lésbico e que se suicida por amor a uma jovem que não compreendeu a paixão da poeta envelhecida no séc. VI a.C.
Os gregos cultuavam as hetairas – as servas de Afrodite - para o prazer, concubinas para as suas necessidades diárias. Elas eram eximias em todas as coisas e eram bem-sucedidas, atuando como espiãs ou agentes secretas para reis desde o séc. VI a.C. Algumas delas se destacaram como Targélia que foi agente secreta para Ciro, rei da Persia, como também Taís de Ayenas que foi amante de Alexandre, o Grande. A respeito delas, o filósofo grego Aristóteles assinalava que as prostitutas costumavam ondular as coxas durante o intercurso, o que proporcionava prazer a seus parceiros, ao mesmo tempo em que dirigia o fluido seminal para fora da zona de perigo. Isto quer dizer que, desde então, havia as praticas do intercurso anal.
Há registro nesta época da predominância do Hedonismo defendido pelo filosofo socrático e fundador da escola cirenaica, Aristipo de Cirene (435-356ª.C), acreditando que alcançar o prazer e evitar a dor eram a finalidade da vida e o critério da virtude, sendo, pois, o prazer, para ele, o prazer do momento que passa.
No séc. III a.C., é encontrada a Literatura Sotádica, oriunda do poeta grego arcaido, Sotadès, um autor obsceno de poesia satírica, cujo método poético também se chamava palíndromo, que podia ser lido da direita para esquerda, como da esquerda para a direita.
Entre os gregos, encontra-se a Antologia Palatina reunindo poetas que abrangem 17 séculos e que escreveram mais de 6 mil epigramas. Entre eles encontram-se o poeta alexandrino Dioscórides (fins do sec. III a. C), o filosofo e poeta epicurista Filodemo (110-35 a;C), Rufino que era autor dos versos: “A jovem de pés de prata lavava os pomos dourados dos seios banhando-lhes a carne leitosa; a carnadura das nádegas redondas palpitava, mais ondulosa e mais fluida do que a água. Sua mão espalmada tentava encobrir o Eurotas, mas não todo, não tanto quanto poderia”; e Marco Argentário que é autor dos versos: “Teta com teta, apoiando meu peito sobre o dela, uni meus lábios aos doces lábios de Antígona e a carne possuiu a carne. Do resto nada digo: dele somente a lâmpada foi testemunha..”
Lisístrata do dramaturgo e maior representante da comédia antiga grega, Aristófanes (447 a.C.- 385 a.C.), também é uma das obras do erotismo antigo, tratando de uma jovem que incita a greve de sexo para pôr fim à guerra de Peloponeso.
ROMA ANTIGA - Na Roma antiga ocorria o culto de Vênus, homenageada pelas mulheres casadas a primeiro de abril e pela prostituição a 23 do mesmo mês. Também o deus Liber, outrora padroeiro do crescimento e da fertilidade, tendo assumido aspectos do grego Priapo, representando o símbolo fálico, o sexo, a conquista, o desafio e a proteção contra mau-olhado. Além dele, Baco, deus da bebida e da embriaguês, sendo proibido seu culto em 186 a.C.
Para Tannahil (1980): “(...) muito do que o mundo moderno ainda considere pecado não provenha dos ensinamentos de Jesus de Nazaré ou das Tábuas entregues no Sinai, mas das antigas vicissitudes sexuais de um punhado de homens, que viveram nos dias crepusculares da Roma imperial”. Com isso, filosofias como o gnosticismo e o maniqueismo mantinham ser inerentemente mau tudo o que provinha da carne, além do argumento de Severiano de que a mulher como um todo e o homem da cintura para baixo eram criações do demônio. Para eles, o sexo é uma experiência da serpente. E, em conseqüência disso, foi Santo Agostinho quem epitomou um sentimento geral entre os padres da igreja de que o ato de intercurso era fundamentalmente repulsivo. Também Arnobio o chamou de sujo e degradante. Já Metódio de indecoroso. Jerônimo, por sua vez, chamou de imundo. Tertuliano de vergonhoso. E Ambrosio de conspurcação. Era a vigência do Penetencial Cumeano do século VII, punindo atos homossexuais com penalidades para beijos, masturbação mútua, conexão interfemoral, felação e sodomia.
A esta altura, encontra-se a Priapéia que é o conjunto de poemas gregos e latinos, epigramáticos e anônimos, que tem como figura central Priapo, deus grego fálico, protetor da fecundidade e da fertilidade. São conhecidos como Priapéia grega e Priapéia latina – A Carmina Priapéia –, e reúne, Catulo, Horácio, Virgilio, Ovidio, entre outros.
Gaio Valério Catulo (84 - 54 a.C) cultivou o epigrama alexandrino, tornando-se um controverso e sofisticado poeta veronese que se ligou ao círculo dos poetas de ideais estéticos comuns, designado por Cicero de Poetas Novos.
O escritor latino Marco Valério Marcial (38ª.C. – 104 d.C), desenvolveu um realismo pornográfico registrando os vícios de sua época, por meio de epigramas e seguindo seu conterrâneos Sênca e Luciano.
A Ars Amatória – A arte de amar, do poeta romano Publio Ovidio Naso (43 a.C. – 18 d.C), lhe valeu banimento de Roma pelo imperador Augusto, por ser considerada obscena. Foi escrita entre 1 a.C e 1 d.C, em versos, tendo como tema a arte da sedução, falando sobre conquistar os corações das mulheres e 'como manter a amada. A celebração do amor extraconjugal pode ter sido tomada como uma afronta intolerável a um regime que promovia os valores da família: “A que a linha das ancas favorece, na cama / deverá ficar de joelhos e inclinar levemente a cabeça para trás, / enquanto coxas jogens e seios perfeitos exigem / que você se posicione de viés e seu amado de pé...”.
Públio Virgilio Marão (70aC-19a.C) foi o maior poeta romano e o expoente da literatura latina. Ele é responsável pelas inúmeras éclogas da Renascença, com os seus pastores amorosos e alusões a acontecimentos políticos.
A obra Satiricon de Petronius Arbiter (27-66 d.C), foi escrita nos primeiros anos da era cristã, com o objetivo de ridicularizar a corte do imperador Nero e a alta sociedade romana, seguindo a ética hedonista na busca incessante pelo prazer. A obra é recheada de narrações com personagens desprovidos de pudor, práticas orgíacas, heterossexuais e homossexuais, total desprendimento moral, visto que a visão de mundo cristã que castraria o sexo como elemento essencial e fundamental do e para o ser humano ainda não ameaçava a mundividência pagã. É considerado o primeiro romance realista da literatura universal, sendo, pois, o predecessor do romance moderno.
Traz Parodi (2007), baseada em Eduardo Leite, que a posição da mulher na família, era bem mais vantajosa que a da mulher grega, mas não menos subordinada ao homem. As mulheres não eram titulares de direitos próprios, de qualquer ordem, fossem sucessórios ou espirituais. Apenas a fumaça dos direitos lhes cabia, por via indireta, alçados e exercidos por intermédio dos homens. Tanto que, ao se casarem deixavam para trás a casa do pai e passavam a integrar ao culto da família de seu esposo. A mulher casada recebia status superior, sendo agraciada com algum reconhecimento social. Ma essa dignidade advinha como reflexo do homem, a quem ela auxilia idoneamente. Isso dentro da fraqueza feminina vista por Ulpiano, ou seja, imbecilitias sexus – o sexo imbecil.
NA CHINA - Entre os chineses antigos havia sobre a mulher primitiva o conceito da Grande Mãe, aquela que nutria o companheiro através do ato sexual, um companheiro cuja limitada força vital ela repõe, extraindo-a de seu próprio e inexaurível suprimento. Eles admitiam a milenar doutrina do Tao que: “Quanto mais forem as mulheres com quem um homem tenha intercurso, tanto maior será o beneficio que ele derivará do ato. Se em uma noite, ele puder ter intercurso com mais de dez mulheres, tanto melhor”.
O I-ching, o Livro das Mutações, previa que o yin era passivo e o yang ativo. A interação entre ambos era o Tao, o processo gerativo constante que daí resulta a chamada mutação. Daí surgiu a filosofia do Taoismo, considerando a essência yin a umidade lubrificadora dos órgãos sexuais femininos e a essência do yang o sêmen masculino.
Na antiga dinastia Han (206 a.C – 24 d.c) havia uma bibliografia oficial enumerando livros e manuais, a exemplo de “A arte da câmara de dormir” que abrangia comentários introdutórios sobre o significado cósmico do encontro sexual, as recomendações sobre as caricias preliminares, uma descrição do ato do intercurso incluindo técnicas e posições aprovadas, o valor terapêutico do sexo, bem como receitas e prescrições úteis. Estas eram praticadas na Câmara de Jade, quando o Pico Vigoroso, o pênis ereto, invade o Terraço da Jóia, o clitóris, e chega à Fenda Dourada e Veias de Jade – a parte interior e posterior da vulga, até o Saguão de Exame, os lábios da vulva, por meio das várias posições com diversas denominações baseadas a partir do grande clássico de alquimia do século II, o Ts´na-t´ung-ch´i, que contempla “o homem e a mulher unidos em congresso sexual”.
O imperador Hsiao-ching era considerado o inventor da arte erótica no século II a. C. Também, os acessórios mecânicos para satisfação sexual começaram a ser inventados ou adotados na China, somente quando a sociedade se tornou demasiado puritana para tolerar os manuais de sexo, que haviam sido tão importantes por milhares de anos.
Por volta de 1600, o conhecimento dos manuais diminuira a tal ponto, que se tornaram necessários outros métodos de instrução sexual.
Confucio se opusera ao Taoismo, porem se harmonizaram até o século XII, sendo, inclusive, previsto no Li-chi, o Livro dos Ritos confuciano, que o marido deve prover suas mulheres não apenas econômica, mas emocional e sexualmente. Aí surgiu a erudita confucionista Dama Pan Chao que compilou toda historia oficial da dinastia Han e professou que as meninas deviam receber a mesma educação elementar que os meninos.
Durante a Dinastia Sui, com o retorno das doutrinas Taoístas, depois de um período confucionista, uma nova literatura sexual de manuais floresceu e surgiram textos como “Prescrições Secretas de Alcova”, “Segredos da Câmara de Jade” e “Os Perigos e Benefícios do Intercurso com Mulheres”, que, na verdade, se referiam ao fenômeno de homens e mulheres atingindo imortalidade juntos através da conservação de energia sexual.
NA ÍNDIA - Na Índia, aparece o Kama Sutra, de Mallanaga Vatsyayana, que foi escrito entre 100 e 400 d.C., um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, importante para a literatura sânscrita, para a cultura védica e inserido na religião hindu. Seus ensinamentos, embora conduzam ao prazer, visam, em primeiro lugar, à elevação espiritual do homem, em sua trajetória religiosa. Há que se entender que Kama significa amor, prazer, satisfação. Com isso, esperava-se do cidadão ideal que dedicava sua vida à conquista de três metas: darma – aquisição de mérito religioso; artha – aquisição de riquezas; e kama – aquisição de amor ou prazer sexual. Isto quer dizer que tanto para o hindu indiano como para o taoísta chinês, o sexo era um dever religioso. E com amor: havia o simples amor do intercurso, um hábito, uma droga. E outro, uma adição separa aos aspectos específicos do sexo, como beijar, acariciar ou o intercurso oral. Havia então o amor consistindo de atração mutua entre duas pessoas, instintivo, espontâneo e possessivo. E por fim, o tipo de amor unilateral, que frequentemente nasce da admiração do enamorado pela beleza da pessoa amada.
O grande épico clássico da Índia, o Mahabharata, tem sua autoria atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa, escrito no séc. II d.C e considerado sagrado pelo hinduísmo, juntamente com o Ramáiana e outros textos dos Puranas,
Para os indianos, o sexo tem um sentido religioso, é o símbolo da beatitude suprema e um dos meios que a ela conduzem. Costuma-se dizer que o poema mais belo da Índia é a Shakuntala, de Kalidasa, a história de uma belíssima princesa.
NA IDADE MÉDIA –O Pao Pu-Zhi, do escritor e alquimista taoista Ge Hong (283-330), que viveu durante a dinastia Jin na China, é uma leitura essencial para uma compreensão da religião chinesa medieval e de sua sociedade.
No universo hindu e em todo o Oriente, conforme visto, o amor e o sexo foram sempre motivo de alegria. Assim, escrito em 1171 d.C, o “Ananga Ranga”, do mestre religioso Kalyana Malla traz toda a problemática das relações sexuais num sentido de pura glorificação. Descreve as zonas erógenas tanto dos homens quanto das mulheres e traz uma compilação de posições sexuais, muitas das quais já ensinadas no Kama Sutra. A diferença é que o Ananga Ranga foi escrito especificamente para casais, visando evitar o "divórcio" do marido e da mulher.
O Livro das Mil e Uma Noites, uma coleção de histórias e contos populares árabes compilados no século IX no Médio Oriente e no sul da Ásia, tendo várias origens que incluem o folclore indiano, árabe e persa, e contendo uma visão erótica nas narrativas.
Também o Ratirahasya é um manual erótico indiano escrito no séc. XII por Kokkoka
O Janavashya foi escrito no sec. XV por Kallarasa, baseado no Ratirahasya de Kokkoka.
Os Carmina Burana reunem canções e sátiras em prosa que datam na sua maior parte do século XIII, compostas em latim e alemão médio, misturando temas sacros e profanos com pronunciado erotismo e que fazem parte do Codex Latinus Monacensis. A coleção foi descoberta por F. Cristoph Von Aretin, bibliotecário da Biblioteca Real de Munique.
É neste período que se encontra “Decamerom”, de Giovanni Boccaccio, escrita em 1353, relatando sedução e luxuria praticadas por monges e monjas nos conventos. Foi uma obra proibida e perseguida por muitos séculos, inclusive no Reino Unido e nos Estados Unidos em pleno século XX.
Durante a Idade Média predominou na canção popular o sentimento erótico, também presente entre os trovadores provençais. Entre as manifestações estavam as canções de amor e escárnio. As primeiras, foram cantigas que se originaram no sul da França, relacionada sempre aos casos amorosos. As segundas, voltadas para as criticas e a ironia se aproximavam das canções de maldizer. Tendo por base Carpeaux (1978), Spina (1056) e Barros (2007), alguns nomes se destacam como Bernart de Ventadom (1150-1180),7 autor dos versos dessa cantiga: “Excelente senhora, nada vos peço, mas que tão somente me tomeis como vassalo; e haverei de servir como (serviria) a um honrado suserano, por qualquer recompensa que fosse. Trazeis-me inteiramente sob vossas ordens, coração liberal e clemente, criatura graciosa e cortês; nem urso nem leão sois para matarme, se a vós me rendo” .
No dizer de Barros (2007), neste período “(...) A mulher é plenamente idealizada, no corpo e no espírito, é a mais bela de todas as criaturas. O amor é intenso, mas inatingível, o ideal do poeta é morrer de amor, e dificilmente ele consegue concretizar, ao menos em tese, o amor carnal com sua amada. O amor cortês provençal tem, portanto, um componente de sublimação...”, a exemplo desses versos de Cercamon (1135-1147): “Gosto quando me enlouqueço e me faz abstrair e esperar em vão; gosto também de quando ela me escarnece ou engana, à minha frente ou pelas costas”.
Também destacam-se Guilherme de Poitiers (1071-1127), Arnaut Daniel (1180-1210), Marcabru (1129-1150), Adam de La Halle (1237-1287), entre outros.
Também merece destaque a obra “The Canterbury Tales” do escritor, filosofo e diplomata inglês Geoffrey Chaucer (1343-1400), bem como o livro “De amores”, de Andreas Capfillanus, e os poemas eróticos de Eustache Deschaws.
Conforme Telles (2000), “Durante a Idade Média, a pornografia se expandiu muito, encontrando expressão especialmente em rimas e trocadilhos, piadas comuns e versos satíricos. Um tema principal da pornografia medieval era a libertinagem sexual dos monges e outros religiosos, acompanhada da grande hipocrisia com a qual tentavam encobri-la”.
A MODERNIDADE: DA RENASCENÇA ATÉ O SÉCULO XIX - Merece registro que entre os séculos XV, XVI e XVII, a ocorrência de versos curtos obscenos e de natureza sexual, utilizados em Nursery Rhymes e praticados nos pubs britânicos. Inclusive, alguns deles, encontrados nas obras de William Shakespeare, a exemplo dos expressos na sua obra “Rei Lear”. Mas acredita-se que foi no século XVIII que se desenvolve a popularização desses poemas curtos, chamados de Limeriks ou limeiriques, uma composição burlesca, jocosa e epigramática, atribuída à invenção de soldados irlandeses de retorno à França, nos anos de 1700. Porem, tal fato se deu mesmo na literatura britânica quando foi lançado em 1846, por Edward Lear (1812-1888), no seu livro “The book of nonsense”. Este tipo de composição contém hipérboles, onomatopéias, trocadilhos, expressões idiomáticas e outros dispositivos figurativos, tendo uma forma popular sempre obscena, essencialmente violando tabus e transgressivo.
Neste período surge o poeta italiano Pietro Aretino (1492-1556) que foi um dos expoentes mais espantosos da Renascença italiana, autor dos “Sonetos luxuriosos”, inspirados nos quadros eróticos do pintor Giulio Romano e o “Diálogo das prostitutas”. Além desses, também escreveu Cartas (1553-1557) com o registro da vida política e cultural de sua época, e Juizos (1534) analisando a instituição cortesã como um fenômeno da prostituição moral e física da sociedade em crise.
O poeta francês Clement Marot (1496-1544) escreveu sonetos petrarquianos com o humor rabelaisiano, interessado mais pela forma que pelo conteúdo, modelo denominado "retoriquismo". Apesar de ser o poeta da corte francesa, teve muitos problemas com a justiça e com a igreja, fatos que o levaram a reconhecer o amor como seu único mestre.
O “Heptameron” é publicado em 1558, por Margaria de Angoulême (1492-1549), também conhecida como Margarida de Navarra ou de Valois, irmã do rei Francisco I, filha de Carlos I de Valois, que foi duquesa de Alençon e Berry, Condessa de Rodez e rainha de Navarra. Este livro reune 72 pequenas novelas seguindo o modelo do Decameron de Boccacio. A sua escrita prenuncia o aparecimento de importantes figuras femininas das letras francesas dos séculos XVII e XVIII, como Madalena Scudery e Madame Lafayette, numa altura em que o romance e a novela eram ainda considerados gêneros literários menores. O volume aborda temas sociais e humanos como as relações entre sexos, a virtude e o vício, clérigos lúbricos, maridos enganados e triângulos amorosos.
Também no século XVI, conforme Tannahill (1980), surge “O perfumado Jardim para a recreação do espírito”, escrito por Shaik Muhammad ibn Muhammad al Nefzawi por instigação do vizir do bei de Túnis. Trata-se de um manual de sexo, apresentando opiniões sobre quais qualidades os homens e mulheres devem ter para ser atraente, dando conselhos sobre técnicas sexuais, avisos sobre a saúde sexual, e receitas para algumas doenças sexuais. Ele também contém uma lista de nomes para o pênis e a vagina, uma seção sobre a interpretação de sonhos, e descreve sucintamente o sexo entre animais.
O poeta renascentista francees Pierre de Ronsard (1524-1585) escreveu diversos sonetos petrarquianos, dedicados a liberdade, alegria de viver e os prazeres do amor, que lhe valeram a consagração de principal poeta da França do séc. XVI. Integrou o grupo La Pléiade, o qual foi seu princial representante seguindo o modelo dos liricos greco-romanos e italianos. Descendente de nobres, tentou seguir carreira religiosa decidindo-se pela literatura, escrevendo uma obra poetica recheada de lirismo, sátiras, sensualidade, religiosidade, percorrendo caminhos pela mitologia, filosofia e história.
O poeta e dramaturgo francês Etiene Jodelle (1432-1573) escreveu varios sonetos, odes, epistolas, elegias, tragédias e comédias em verso, dedicando-se à poesia erótica com seus sonetos priápicos. Deixou inconcluso em longo poema sobre a sodomia.
O poeta francês François de Malherbe (1555-1628) escreveu sonetos, estancias, canções e odes, tendo se tornado o poeta oficial da corte de Henrique IV. Dedicou-se, também, à escrita de versos carregados de sensualidade e erotismo.
O poeta, religioso e dramaturgo castelhano, Luis de Argote y Gongora (1561-1627) foi o corifeu do barroco literário espanhol. Voltando-se para o lirismo amoroso, escreveu as “Soledades”, um longo poema composto por silvas que enfatizam a alegoria da vida humana, tentando impressionar os sentidos do corpo e da alma, causando escândalo pelo atrevimento estético e obscuridade hiperculta.
Durante a Renascença e no Barroco inglês são dadas mais evidentes as tendências a uma literatura declaradamente erótica e não apenas de amor, como se observa em John Donne e Thomas Carew.
O poeta jacobino inglês John Donne (1572-1631) foi pregador e pastor anglicano, considerado o maior poeta metafísico do seu tempo. Sua obra é composta de sonetos religiosos e amorosos, epigramas, elegias, sátiras, sermões e canções de natureza realista e recheada de estilo sensual.
O poeta ingles Thomas Carew (1595 - 1640) produziu poemas sensuais por meio canções, pastorais e elegias elegantes que só foram publicadas após sua morte.
O poeta satírico francês, Mathurin Régnier (1573-1613) foi um boêmio libertino que defendeu os boulevards da poesia lirica e um cinico indignado com os costumes de sua época.
O poeta inglês Robert Herrick (1591-1674) foi joalheiro e religioso, sendo forçado a abandonar seu cargo por divergências políticas, quando passou a publicar sua produção poética. Foi com “Hespérides” que ele mostrou suas graciosas, maliciosas, liricas e obscenas criações poéticas, valendo-lhe o tratamento do mais abertamente pagão dos poetas ingleses.
O poeta alemão Friedrich von Logau (1604-1655) pertence ao periodo barroco da literatura alemã, dedicando-se à produção de epigramas que criticavam o cosmopolitismo dos costumes, a intolerância religiosa e os desregramentos eróticos.
O escritor e poeta francês Jean de La Fontaine (1621-1695) ficou famoso por suas fábulas. Entretanto, escreveu também em verso “Contos” licenciosos sobre temas amiude tomados de emprestimos a Boccaccio, além de epigramas eróticos de relevo.
Em torno de 1620 e 1635, surge a lenda de Don Juan, um libertino ficticio que seduzia, estrupava e matava mulheres, registrado na história do “El burlador de Sevilha y convidado de piedra”, na Espanha.
Surge então o poeta brasileiro Gregório de Matos Guerra (1633-1696), tido, conforme Brasil (1978), como canalha ou genio, o Boca do Inferno, sendo responsavel pelo primeiro momento alto da poesia brasileira, praticamente na época de sua origem e formação. Critico mordaz da sociedade, gravou os escandalos da época, os roubos, os crimes, os adultérios, devassidão, boemia, moralismo, pecado e pureza.
O escritor e poeta John Wilmot (1647=1680) foi o segundo conde de Rochester, um libertino ingles que possuiu muitas amantes e produziu uma poesia satirica e obscena. Dedicou-se ao espiritismo e foi uma célebre figura na corte da Restauração inglesa. Morreu ateu.
O escritor britanico Samuel Butler (1612-1680) foi um destacado poeta satirico da Restauração inglesa, que foi influenciado pelas experiencias na Nova Zelândia.
O poeta Jean-Baptiste Rousseau (1671-1741) foi considerado um dos grandes líricos do séc. XVII frances. Ele teve de viver no exilio devido à acusação de ter escrito versos ofensivos às instituições, além de odes, cantatas, epigramas, epistolas e outros generos poéticos picantes, afora várias comédias.
No século XVIII houve uma ascensão do gênero quando da publicação de “Fanny Hill” do escritor inglês John Cleland (1710-1789), obra esta que estabeleceu um novo padrão literário. Ele era escritor de aluguel e também jornalista que viveu em extrema dificuldade, sendo preso diversas vezes, ocasiões que revisava e re-escrevia sua principal obra, um misto de paródia, entretenimento sensual e conceito filosófico de sexualidade emprestado dos romances libertinos franceses. “Fanny Hil ou Memórias de uma mulher de prazer” tornou-se um dos grande clássicos da literatura do século XVIII, narrando a história de uma prostituta e sua ascendência à respeitabilidade.
O jornalista, escritor, politico e orador parlamentar francês, Honoré Gabriel Riqueti, o conde de Mirabeau (1749-1791), escreveu a iniciação sexual de uma jovem com o próprio pai resultando na publicação do “The Lifted Curtain or Laura´s Education”. Na sua vida inclui acontecimentos que vão desde passagens pela maçonaria e pela diplomacia, além de agente secreto, prisões e exilio e uma vida amorosa complexa e apaixonada, participando, inclusive, com relevância da Revolução Francesa.
É quando aparecem as memórias eróticas do escritor e aventureiro italiano Giácomo Girolamo Casanova (1725-1798). Ele havia se dedicado às carreiras militar e eclesiastica que foi interrompida quando ele se dedicou à aventura e aos relatos das memórias, tornando-se debochado, libertino, colecionador de mulheres, escroque e conquistador frequente dos bordéis de Londres, levando uma vida dissoluta com acusações de possuir livros proibidos e de fazer propaganda anti-religiosa, que o levou à prisão e à fuga da masmorra. Depois, envolve-se com a Inquisição onde está diante de 50 relatórios onde ele acusa nobres e banqueiros de adultério, da posse de livros cabalisticos e proibidos, de deboche, de conjura contra o Estado e vigarices. Foge dos inquisidores para Paris onde se reune com eruditos transformando-se em enciclopedista e realiza viagens pelas mais diversas paisagens nos seus 73 anos de vida.
No final do século XVIII, surgiu o escritor libertino e aristocrata francês Donatien Alphonse François de Sade, o marquês de Sade (1740=1814), com a obra “Justine”, abordando o tema sado-masoquismo. Conta-se que muitas das suas obras foram escritas enquanto estava em um hospício, encarcerado por ordem de Napoleão Bonaparte, que se sentiu ofendido com uma sátira que o Marquês lhe escrevera. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia, como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão. Para Bataille (2004): “Sade – o que ele quis dizer – geralmente causa horror mesmo àqueles que fingem admirá-lo e não reconhceram esse fato angustiante: que o movimento de amor, levado ao extremo, é um movimento de morte (...) o homem é um anomal que permanece probido diante da morte e diante da unisão sexual”.
O escritor e livre-pensador alemão Cristopher Martin Wieland (1733-1813) é autor de romances, dramas e narrativas em versos, sendo um libertino alegre cujo erotismo não temia ofender a todos, sendo considerado o Boccaccio alemão por sua obra “Contos cômicos” e pela peça lírica “Pequena louvação”,
Em 1748 aparece o romance Thérèse Philosophe atribuído a0 francês Jean-Baptiste de Boyer, Marquis d'Argens (1704-1771). A obra foi logo considerada pornográfica por expressar um transporte público e perversão discutivelmente para algumas idéias do Philosophes.
O escritor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi uma das mais importantes figuras da literatura do Romantismo alemão, sendo lider, ao lado de Schiller, do movimento Sturm und Drang. Também escreveu epigramas picantes nos “Epigramas venezianos”
O comediografo, fabulista e poeta satirico espanhol, Tomás de Iriarte (1750-1791) possui tendências neo-classicas e influencias de Horacio, escrevendo obras picantes e eroticas.
Entre 1757 e 1795 surgiram as listas de prostituição que serviram para educação sexual, tais como a “Harris´s listo f Convent Garden Ladies”.
A partir de 1790, o poeta portugues e maior representante do Arcadismo lusitano, Manuel Maria de Barbosa du Bocage l´Hedois (1765-1805), aparece com suas epístolas, sonetos, idilios, odes, canções, cançonetas e cantatas, além de sátiras ferozes e irreverentes, notabilizando-se como repentista, poeta satírico, erótico e pornográfico de verve brilhante, o que ligou seu nome a episódios que enchem seu anedotário popular, o que lhe valereu a condenação por impiedade e perseguição pela Inquisição, resultando trancafiado nas masmorras.
O poeta, libretista e letrista francês, Pierre-Jean de Béranger (1780-1857), foi participante ativo como poeta e compositor de canções emblemáticas que foram introduzidas no momento de convulsão social da Revolução Francesa e o fim do império. Foi um cançonista que se tornou poeta popular, com temas que celebram o amor e a juventude em diapsão báquico.
O poeta italiano Giuseppe Gioachino Belli (1791-1863) ficou famoso por seus mais de 2 mil sonetos em romanesco, um dialeto de Roma, retratando a vida patricia e plebeia da cidade do seu tempo. Muitas de suas satiras pintam a corrupção do clero e da corte papal. Sua musa obscena acentua o aspecto mecanico do coito.
O escritor, poeta, jornalista e critico literário francês Pierre Jules Theophile Gautier (1811-1872) retrata uma paixão erótica em termos de celebração à beleza pagã no seu romance “Mademoiselle de Maupin”. No prefácio desta obra, ele afirma sua posição estética, seu culto da arte pela arte, seu desdém pela moral, sustentando a tese de que a arte e a moral nada têm em comum.
O poeta norte-americano Walt Whitman (1819-1892) foi o cantor da democracia e da liberdade sexual, tendo sua obra uma sensualidade cósmica sem fronteiras, celebrando o amor heterossexual e invocando a homossexualidade.
Em 1824 o filosofo e filólogo alemão Friedrich Karl Forberg (1770-1848), publicou o “De figuris veneris – Apophoreta”, um manual da erotologia antiga, reunindo uma coleção dos escritos de autores antigos sobre as práticas sexuais greco-romanas, contendo posições sexuais ilustradas pelo artista Edouard-Henri Avril. A obra foi publicada como suplemento do livro “Hermaphroditus” de Antonio Beccadelli que reunia epigramas obscenos.
Em 1844, o poeta e dramaturgo espanhol José Zorilla (1817-1893) traz de volta a sua versão da lenda de Don Juan Tenório, contando na velhice as seduções de conquistador, disputando com o amigo o coração da noiva do outro.
Em 1857 é lançado Madame Bovary do escritor francês Gustave Flaubert (1921-1880), que foi acusado de atentar contra a moral e a religião, sendo absolvido pela Corte mas condenado pelos críticos da época. O texto fala sobre adultério e foi considerada a primeira obra da literatura realista.
Foi, então, a partir do naturalismo, que as descrições do amor físico em romances passaram a ser admitidas, atitude publicamente secundada pela discussão aberta dos problemas sexuais, iniciadas pela divulgação da Psicanálise. E segundo Carpeaux (1978) a função critica naturalista degenerou em literatura de escândalo.
O poeta e teórico da arte francêsa, Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um dos precursores do Simbolismo que teve uma vida desregrada vivendo entre drogas e álcool. Em 1857 lança “As flores do mal” contendo 100 poemas que foram acusados de imoralidade e de ultraje à moral pública, rendendo um processo judicial que recolheu os exemplares. Com sua vida atribulada descobriu pioneiramente nos vicios e na feiura industrial, o frissom de uma nova beleza toda feita de contrastes gritantes. Conforme Paes (2006), “(...) No dominio desses constrastes se inclui o proprio satanismo do poeta, cristão às avessas que, cultivando com refinamentos perversos o seu erotismo, encontra na aguda consciencia do pecado o mais excitante dos ingredientes”.
O poeta francês Paul Marie Verlaine (1844-1896) é considerado um dos mais populares da França, sendo bem-nascido, bem-educado e bem-casado, porém seu encontro com Rimbaud levou-o à vagabundagem e a ser vitima de uma lesão provocada por um tiro desferido pelo jovem poeta. Rompe com Rimbaud e se converte ao catolicismo, mantendo-se vagabundo e miseravel alcoolatra. Além de se dedicar à criação de uma obra religiosa e simbólica, Verlaine também escreveu poemas eróticos pronunciados.
O poeta francês Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854-1891) foi um precoce revolucionário artistico que investiu sua vida no tráfico de armas de fogo. Sua precocidade poética se misturava com a fuga dele da mãe e da companhia de Verlaine numa vida rebelde, boemia e vagabunda, atraves de versos proféticos, notações hermeticas, violências verbais, exploração do subconsciente, cultivo do alucinatório e do irracional, preparando o dadaismo e o surrealismo. Rimbaud escreveu os versos: “Ela foi reencontrada. O que? A eternidade. É o mar que estrada junto com o sol, unidade”, verso este que, segundo Bataille (2004): “A poesia leva ao mesmo ponto que cada forma de erotismo, à indistinção, à confusão dos objetos distintos. Ela nos leva à eternidade, ela nos leva à morte, à continuuidade: a poesia é a eternidade. É o mar que estrada junto com o sol, unidade”.
No período vitoriano, surgiu a obra do popular romancista ingles Charles John Huffam Dickens (1812-1870) que abordava o tema erótico articulado com distinções sociais, introduzindo a critica social na literatura de ficção.
Muitas obras anônimas ilustram o universo literário erótico como “The way of a man witch a maid”, “Beatrice”, “The autobiofraphy of a Flea”, de 1887; “The lustful turk”, de 1828; “The romance of lust”, de 1873; e “The pearl”, uma coleção de contos, músicas, rimas e paródias eróticas publicadas entre 1879 e 1880, em Londres.
O escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch (1836-1895), publicou em 1870 a novela “Vênus castigadora”, que traz uma cena de masoquismo, retratando as suas inclinações e relações sexuais.
Em 1875, o escritor português Eça de Queiroz (1845-1900), publica a sua polêmica obra “O crime de padre Amaro”, chocando a sociedade da época com sua denuncia da hipocrisia social e religiosa, causando protestos da Igreja Católica.
O nobre inglês vitoriano Henry Spencer Ashbee (1834-1900), publicou “My secret life”, em 1888, apresentando os costumes e moralidade de 2.500 mulheres de todos os países em que esteve e com as quais manteve relações sexuais, contando uma vida alegre, livre, libertina, imoral, sensual e sexual com uma violência cínica, uma escrita sem pudores, múltipla e criativa. O autor foi escritor, colecionador de livros e bibliógrafo, adotando o pseudônimo de Pisanus Fraxi.
Neste mesmo ano, o escritor e gramático brasileiro, Julio César Ribeiro Vaughan (1845-1890), provoca escândalo ao publicar o seu romance “A carne”, contando a paixão ardente entre uma jovem, Lenita, e o engenheiro de meia-idade, Manuel, abordando temas como amor livre, divorcio e sexualidade.
O SÉCULO XX - O escritor e critico de arte francês Guilhaume Apolinnaire (1880-1918), nascido em Roma como Wilhelm Albert Vladimir Apollinaris de Kostrowitzky, se dedicou profissionalmente à literatura erótica, tarduzindo Aretino, Sade, Crébilon e organizando bibliografias e antologias de autores libertinos, além de outras obras licenciosas saídas de sua propria pena como “La fin de Babylone” e “Les trois Don Juan”..
O ensaista e poeta francês Benjamim Péret (1899-1959) foi um destacado militante trotskista e importante poeta do Surrealismo francês, que possuía um humor sarcástico, erótico e bufo que está expresso em poemas como “Le grand jeu” e “Je ne mange pás de ce pain-là”, entre outros.
O poeta e ficcionista francês Raymond Radiguet (1903-1923) foi um talentoso jovem poeta que se destacou como um importante escritor do pós-guerra em 1918. Dedicou-se ao jornalismo e à literatura, além de ter documentado relacionamentos com mulheres, virando piada de Ernest Hemingway por saber usar bem a caneta como o pênis. Publicou em 1923 o seu famoso romance “Le diable au corps” contando a história de uma mulher casada que tinha um romance com um rapaz de 16 anos de idade, enquanto seu marido lutava no front, provocando escândalo no país. O seu segundo romance “Le bal du Comte d´Orgel” também tratava sobre adultério.
Frank Harris (1856-1931), pseudônimo do jornalista e editor irlandês, naturalizado norte-americano James Thomas Harris, publicou o livro de memórias “My life and loves”, em 1922 e 1927, proibido em vários países do mundo por sua explicitação sexual. Apesar de ele atrair muita atenção por sua forte personalidade agressiva na editoria de revistas famosas, foi com este livro que ele sempre foi lembrado pelas descrições gráficas dos seus supostos encontros sexuais. Ele escreveu outros contos e romances, dois livros sobre Shakespeare e outros esboços biográficos.
O escritor e tradutor David Herbert Lawrence (1885-1930) traz temas controversos envolvendo sexualidade e relações humanas nos seus romances, contos, poemas, peças teatrais, livros de viagens e cartas pessoais. A sua obra "O Amante de Lady Chatterley" foi proibido na época e passou a circular clandestinamente. "O Arco Íris" foi considerado obsceno. E "Mulheres Apaixonadas" foi recusado pelos editores de Londres, sendo só foi publicado cinco anos depois em Nova Iorque.
Nas décadas de 20 e 30, Henry Miller escandaliza com suas obras “Tropic of Cancer”. “Tropico of Capricorn” e a trilogia “Sexus”, “Plexus” e “Nexus”, com descrições despudoradas sobre o amor e narrativas de suas experiências.
Também a francesa Anais Nin (1903-1977), nascida Angela Anais Juana Antolina Rosa Edelmira Nin y Culmell, ficou famosa por seu romance com Henry Miller publicado em diários pessoais impregnados de conteúdo erótico, destacando-se “O delta de Vênus”, de 1977.
Pablo Neruda (1904-1973) nome literário do poeta e diplomata chileno Neftali Ricardo Reyes, prêmio Nóbel de literatura de 1971, cultivou o gênero lirico amoroso no seu livro de 1924, “Vinte poemas de amor e uma canção desesprada”.
A poeta do Surrealismo inglês de nacionalidade egipcia, Joyce Mansour (1928-1986), nascida Joyce Patricia Ades, dedicou-se ao erotismo com seu livro “Gritos”, em 1953, onde encontra-se o poema: “Eu quero dormir com você lado a lado Nosso cabelo entrelaçadas Nossos sexos juntou-se com sua boca por um travesseiro...”
Nas décadas de 40 e 50, o escritor, jornalista e dramaturgo Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980), que às vezes se assinava Suzana Flag, escandalizou a sociedade brasileira com sua obra literária e teatral, assumindo publicamente que: “Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha ótica de ficcionista. Sou (e sempre fui) um anjo pornográfico(desde menino)”.
Também a escritora lésbica e livreira Cassandra Rios (1932-2002), nascida com o nome de Odete Rios, é autora de uma série de livros pornográficos, tornando-se uma das mais perseguidas pela censura com 33 livros proibidos pela liberdade, sensualidade, homossexualismo e relações entre religião, política, sexo e cultos umbandistas.
Ao seu lado, a escritora Adelaide Carraro (1936-1992) que deixou uma obra extensa com mais de 40 livros publicados sobre sexo e violência.
Em 1954, a francesa Anne Declós (1907-1998), que se assinava sob os pseudônimos de Dominique Aury e Paulione Réage publica o polêmico “Histoire d´O”, acusado de obsceno e sadomasoquista.
Em 1955, o escritor russo Vladimir Vladimirovich Nabokov (1899-1977) publica o polêmico romance Lolita, popularizando a expressão ‘ninfeta’. O texto se caracteriza como um ‘voyeurismo pedófilo’ por narrar a atração do personagem Humbert Humbert por Lolita, sua enteada de doze anos.
Em 1959, a francesa de origem tailandesa Marayat Bididh (1932) que se assinava Marayat Rollet-Andriane e Emmanuelle Arsan, publica a estrondosa autobiografia Emmanuelle, onde narra o seu envolvimento com a exploração da própria sexualidade.
A mulher no Brasil, segundo Parodi (2007) já alçava alguma emancipação legal, deixando de ser relativamente incapaz, por força do Estatuto da Mulher Casada, pela Lei 4121/62.
Em 1972, o médico gerontólogo, anarquista, pacifista e escritor Alex Comfort (1920-2000), autor de vários livros de literatura e não-ficção, publica o seu livro “The Joy of Sex”, causando uma revolução polêmica na área sexual.
Em 1976, a feminista Shirley Diana Gregory, mais conhecida por Shere Hite lança o “Relatório Hite”, sobre a sexualidade feminina, quando era diretora do projeto feminista de sexualidade da National Organization for Women – NOW. Posteriormente ela publicou “The Hite Report on Male Sexualitty”, em 1981, sobre os segredos, preferências, medos e práticas sexuais masculinas. Depois publica em 1987 o “As Mulheres e o Amor: uma Revolução Cultural em Progresso”, concluindo que 70% das mulheres casadas são infiéis.
No Brasil, mesmo com a Emenda Constitucional de 1977 que licitou o divorcio como remédio hábil ao desfazimento do vinculo conjugal, a mulher, conforme Parodi (2007) continuava a ser considerada como sexo frágil, também afetada pelas normas positivadas que lhe retiravam muitas das garantias pessoais. A resignação da mulher casada somente foi abolida com a edição do Código Civil de 2002, virtude da luta própria dos movimentos feministas, cujos ganhos, conquanto paulatinos, se tornaram fenômeno irreversível, tanto no mundo, quanto nas relações amorosas e familiares.
Em 1992, surgem os poemas eróticos do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), reunidos pelo autor sob título “O amor natural”, publicados postumamente e que, conforme Oda (2010), já reverberava o erotismo drummondiano de outras obras anteriores, reconhecidas por Houaiss e Antonio Candido desde “Alguma poesia”, o que, segundo o autor mencionado, o livro O Amor Natural revelou as poesias eróticas/pornográficas que Drummond manteve ocultas. Salienta ele que “(...) O fato que torna esse livro polêmico não são apenas suas poesias obscenas ou eróticas – podemos encontrá-las em qualquer um de seus livros, desde Alguma Poesia até Farewell – mas o próprio tema do livro que é apresentado despido de pudores poéticos e se inscreve dentro de uma tradição filosófica e poética do erotismo e da obscenidade. É o poeta gauche que vai nos apresentar novamente o nosso mundo com suas mudanças, transformações”.
A escritora, dramaturga, poeta, ficcionista e advogada Hilda Hilst (1930-2004), foi agraciada por diversos prêmios literários que comprovam sua grandiosidade artística. Destaca-se de sua obra os “Poemas malditos, gozosos e devotos”, de 1984; “O caderno rosa de Lori Lamby”, em 1990 e “Contos d´escárnio/textos grotescos e alcoólicos”, “Do desejo”, “Bufólicas”, entre outros.
Em 2001, a escritora, curadora e critica de arte francesa, Catherine Millet (1948), depois de publicar uma série de livros sobre Salvador Dali e Yves Klein, traz a público o seu polêmico “A Vida Sexual de Catherine M.", expondo publicamente os detalhes de sua movimentada vida sexual, descrevendo de forma expícita uma irrefreável sequência de relações sexuais que envoliam desconhecidos, grupos de até 150 pessoas e os mais variados cenários, entre clubes, beiras de estradas, praças públicas ou casas de amigos. As descrições precisas de cenas sexuais e as fotos intimas dividiram os críticos. E em 2009 ela lança"O Outro Lado de Catherine M.", uma obra que aborda as relações estáveis e as crises de ciúmes vividas pela escritora em paralelo às aventuras sexuais contadas no livro de 2001.
Em 2005, a modelo, ex-prostituta e atriz-pornô Raquel Pacheco Machado de Araújo (1984), conhecida pelo pseudonimo de Bruna Surfistinha, publica o seu livro “O Doce Veneno do Escorpião – O diário de uma garota de programa”, relatando a experiência real da vida de uma ex-prostituta.
Muitos outros autores das mais diversas nacionalidades escreveram livros eróticos ou tidos como pornográficos, ou que contenham cenas ou ainda sejam parcialmente tidas como eróticas ou pornográficas, resultando de uma lista vastíssima. Também muitos outros autores abordaram do tema sob a ótica filosófica, sociológica, cultural, psicanalítica, educacional e, não menos, sob visões ou intenções eróticas ou pornográficas. Além disso, outros tantos abordaram expressões corporais ou partes do corpo em seus estudos acadêmicos, versos, narrativas e ficções, como também outranos publicaram panfletos, manuais, cordéis e opúsculos sobre a imensa variedade temática que transitam sobre o sexo, o erotismo, sedução, paixões avassaladoras, infidelidade e grotescas intervenções de práticas sexuais. A lista, indesculpavelmente, é enorme. O que comprova que o tema não é novo, vem desde as mais remotas eras.
Dessa abordagem geral tem-se a idéia de que as questões que envolvem sexo, erotismo, pornografia e prazer, são recheadas de discussões, escândalos, debates e posicionamentos que se definem extremamente ora favoráveis, ora contrários, confirmando o tabu que ainda é hoje abordar o tema proposto.
Nesta abordagem realizada, observa-se, portanto, que tanto o sexo como o erotismo, desde o início dos tempos, foi sempre considerado pelos Ocidentais com um tema reprovável e pecaminoso, enquanto para os Orientais, foi levado com seriedade e para o engrandecimento do corpo e da alma humanas.
Avalia-se que uma das primeiras evidências da literatura erótica na cultura ocidental é registrada nas canções licenciosas executadas na Grécia antiga em festivais ligados ao deus Dionísio. Muito embora, entre os Ocidentais, Santo Agostinho insistia penosamente sobre a obscenidade dos órgãos e da função da reprodução ao dizer: nascemos entre o excremento e a urina. Isto em conformidade com o texto bíblico de Corintios I,7, quando São Paulo diz que “Seria bom o homem não tocar mulher alguma (...)”
Neste caso, Wats(1958), traz o entendimento de que sob a ótica da filosofia cristã, o corpo, relutantemente considerado como bom por ser obra de Deus, na prática tem sido visto como um território dominado pelo demonio e o estudo da natureza humana se tem limitado, especialmente, ao estudo de suas fraquezas.
Já no Oriente, encontram-se muitas obras que testemunham a admissão do sexo como integrante fundamental para a formação humana, comprovando os tantos manuais e obras ilustradas sobre o tema.
Por outro lado, no Ocidente também foi deflagrada a postura hedonista que defendia que a meta da vida é o prazer e que, por isso, este é bom em si mesmo. Ao passo que o prazer sempre fora reprimido em nome de uma saudável convivência cristã para o alcance da salvação. Malgrado isso, registra Bonumá (2010) que foi Sigmund Freud quem primeiro se preocupou com a alma do pênis, dedicando parte de sua vida e de sua obra para explicar o papel dele na formação do indivíduo e da sociedade. Para ele, o pênis era o órgão fundamental na formação do caráter de todas as pessoas. Todos os comportamentos sociais poderiam ser explicados através da relação dos indivíduos com o pênis. As mulheres se caracterizariam pela ausência e a inveja do falo, os homens pelo medo da castração e pelo complexo de Édipo. E conforme Fromm (1978), o conceito freudiano de sexo é o de que se trata de um ímpeto que brota unicamente da tensão fisiologicamente condicionada e que é aliviado, como a fome, pela satisfação. Para Freud (1978), “A vida sexual inclui a função de obter prazer das zonas do corpo, função que, subsequentemente, é colocada a serviço da reprodução. As duas funções muitas vezes falham em coincidir completamente”, identificando o desenvolvimento sexual em fases já a partir da criança que começa com o oral, a boca; em seguida, anal-sádica; e a terceira, fálica.
Mesmo com tal exposição de idéias, o conservadorismo reina, o que levou Bataille (2004) a assinalar que: “Os povos sentem a necessidade de esconder os órgãos sexuais de maneiras diferentes; mas, geralmente, eles escondem o órgão masculino em ereção. E, a principio, o homem e a mulher procuram um lugar reservado no momento da união sexual (...) A interdição, que em nós se opõe à liberdade sexual, é geral, universal, as interdições particulares são seus aspectos variáveis (...) A carne é em nós esse excesso que se opõe à lei da decência. A carne é o inimigo nato daqueles atormentados pela interdição cristã, mas se, como creio, existe uma interdição vaga e global opondo-se à liberdade sexual sob formas que dependem de tempo e dos lugares, a carne é a expressão de uma volta dessa liberdade ameaçadora”.
Dai entender Bataille (2004) que: “O erotismo, em seu conjunto, é infração à regra das interdições: ele é uma atividade humana. Mas, ainda que ele comece onde acaba o animal, a animalidade não deixa não deixa de ser seu fundamento. (...) Sempre associada ao erotismo, a sexualidade é para o erotismo o que o pensamento é para o cérebro: da mesma maneira, a fisiologia permanece sendo o fundamento objetivo do pensamento”. Enquanto que Wats (1958) acrescenta que o “O amor sexual é, acima de tudo, o modo mais intenso e dramatico através do qual um ser humano estabelece união e relação consciente com alguma coisa que lhe é exterior. E além disso, no homem, a mais vivida das expressões habituais de sua espontaneidade orgânica, a ocasião mais positiva e criadora de seu entusiasmo por alguma coisa fora do domínio de sua vontade consciente”. Alem do mais, o autor chama a atenção para o fato de que a função sexual é, obviamente, uma das mais poderosas manifestações da espontaneidade biológica e que aquilo que o homem ou uma mulher realmente é representa sempre algo inconcebível, porquanto sua realidade está na natureza e não no mundo verbal dos conceitos.
Trazendo a colocação para o universo literário, Sábato (2003) considera o amor como “(...) o corpo do outro é um objeto, e enquanto contato se realiza apenas com o corpo, não passa de uma forma de onanismo; unicamente pela relação com uma integridade de corpo e alma o eu pode sair de si mesmo, transcender sua solidão e conseguir a comunhão. Por isso, o sexo puro é triste, pois nos deixa na solidão inicial, com o agravante da tentativa frustrada. Explica-se assim que, embora o amor tenha sido um dos temas centrais de todas as literaturas, na de nossa época adquire uma perspectiva trágica e uma dimensão metafísica que não teve antes: não se trata do amor cortês da época da cavalaria, nem do amor mundano do século XVIII. (...) Enquanto corpo, somos natureza e, em conseqüência, perecíveis e relativos; enquanto espírito, participamos do absoluto e da eternidade. A alma, puxada para cima por nossa ânsia de eternidade e condenada à morte por sua encarnação, parece ser a verdadeira representante da condição humana e a autentica sede de nossa infelicidade. Poderiamos ser felizes como animal ou como espírito puro, mas não como seres humanos”.
Com essa observação, é importante trazer Fromm (1978) que diz que: “O homem é sozinho e, ao mesmo tempo, relacionado com outros. (...) sua felicidade depende da solidariedade que sente com os outros homens, com as gerações passadas e futuras”. Daí diz ele que: “(...) O desejo sexual intenso, igualmente, pode não ser provocado por necessidades fisiológicas, e sim psíquicas”, isso porque, as necessidades corporais não atendidas geram tensão cuja remoção proporciona satisfação, uma vez que a própria carência é a base da satisfação.
Mediante o que foi apresentado, fruto da revisão da literatura realizada, encontra-se que, para Coutinho (1978), “(…) O erotismo transborda sobre o universo metafisico. Consciente ou inconsciente, é algo além da satisfação carnal. Constitui-se, mesmo, em um apelo ao espírito através dos corpos e não, simplesmente, um apelo do corpo ao corpo., com o aviltamento do espírito. O espírito está sempre presente”. E, com isso, Octávio Paz (1914-1998) diz que “(...) a relação entre o erotismo e a poesia é tal que se pode dizer, sem afetação, que o primeiro é uma poética corporal e a segunda uma erótica verbal”.
Finalizando, apresenta-se, a seguir, alguns textos, fragmentos, versos e narrativas que abordam o erótico e a literatura erótica.
A ESFERA ERÓTICA DE MAX WEBER
OS ERÓTICOS POEMAS DE PABLO NERUDA
A POESIA ERÓTICA DE ARTHUR RIMBAUD
POEMAS DE JOHN KEATS
ALGUMAS POESIAS ERÓTICAS DE CHARLES BAUDELAIRE
DIÁRIO DE UM SEDUTOR DE SOREN AABYE KIERKEGAARD
O EROTISMO PORNOGRAFICO DE GUILLAUME APOLLINAIRE
DOIS POEMAS ERÓTICOS DE D. H. LAWRENCE
UM POEMA ERÓTICO DE RAYMOND RADIGUET
ANTÍGONA DE SÓFOCLES – O CORO
POEMAS DE BENJAMIM PÉRET
OS ERÓTICOS POEMAS DE PAUL VERLAINE
UMA CENA DE PAPA HIGHIRTE, DE ODUVALDO VIANA FILHO
ALGUNS POEMAS ERÓTICOS DE WALT WHITMAN
A MORALIDADE DE THEÓPHILE GAUTIER
A ROMÂNTICA PORNOGRAFIA POÉTICA DE GIUSEPPE GIOACHINO BELLI
O RATO DAS CANÇÕES DE PIERRE-JEAN DE BÉRANGER
O ERÓTICO DE BERNARDO GUIMARÃES
OS AMOROSOS POEMAS DE ELIZABETH BARRET BROWNING
OS POEMAS ERÓTICOS DE TOMÁS DE IRIARTE
AS IMAGINAÇÕES ERÓTICAS DE LEDO IVO
A QUARTA NOVELA DE PAMPINÉIA – PRIMEIRA JORNADA DO DECAMERÃO DE BOCCACCIO
O EVANGELHO DE JOSÉ SARAMAGO
OS FILHOS DO BARRO DE OCTAVIO PAZ
EPIGRAMAS DE JOHANN WOLFGANG VON GOETHE
A PEQUENA LOUVAÇÃO DE CRISTOPH MARTIN WIELAND
VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS DE RUBEM FONSECA
A POESIA ERÓTICA DE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
UM EPIGRAMA E FRAGMENTOS DO DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE DE JEAN-JEACQUES ROUSSEAU
OS FRAGMENTOS DA GLAURA DE SILVA ALVARENGA
A CARNALIDADE DOS POEMAS LIGEIROS DE JOHN WILMOT, O CONDE ROCHESTER
A FABULOSA POÉTICA DE LA FONTAINE
A DIETA DO BARÃO DE VON LOGAU
OS POEMAS MALICIOSOS E OBSCENOS DE ROBERTO HERRICK
UM EPIGRAMA DE MATHURIN RÉGNIER
O PICANTE SONETO BARROCO DE FRANÇOIS DE MALHERBE
REFLEXÕES ERÓTICAS DE GEORGES BATAILLE
ANTIGA POESIA EROTICA GREGA DE DIOSCÓRIDES
A LADY VESTAL DE GREGORY CORSO
A POÉTICA ERÓTICA DE ASCENSO FERREIRA
A POESIA ERÓTICA DE ETIENNE JODELLE
OS POEMAS AMOROSOS DE PIERRE DE RONSARD
OS AMORES DE OVÍDIO
OS EPIGRAMAS ERÓTICOS DE MARCIAL
POEMAS DE CATULO
O UNIVERSO ERÓTICO DE MANUEL BANDEIRA
NERUDERÓTICO – PABLO NERUDA
O EROTISMO MODERNISTA DE ASCENSO FERREIRA
OS GRITOS ERÓTICOS DE JOYCE MANSOUR
FRAGMENTOS DE JORGE DE LIMA
A POESIA ERÓTICA DE CLEMENT MAROT
SONETOS LUXURIOSOS DE PIETRO ARETINO
A EROPOÉTICA ANÍMICA DE LYA LUFT
À BELA TETA DE CLEMENT MAROT
DO DESEJO DE HILDA HILST
A IDADE DA RAZÃO DE JEAN-PAUL SARTRE
AMADA VEM DE JORGE DE LIMA
MORRAVAGIN DE BLAISE CENDRARS
TRES HAIKAIS DE OLGA SAVARY
UM POEMA DE CHARLES BAUDELAIRE
UM POEMA DE HILDA HILST
DE UM POEMA DE W. H. AUDEN
NU DE MANUEL BANDEIRA
FRAGMENTOS DE VINICIUS DE MORAIS
SEXUS DE HENRY MILLER
SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR
FOI O AMOR QUE ME FEZ DE JACQUES PREVÉRT
ELEONORA DE NIKOS EGGONÓPOULOS
AMAR DENTRO DO PEITO DE MANUEL MARIA DU BOCAGE
POEMETO ERÓTICO DE MANUEL BANDEIRA
AS CANÇÕES DE ANTONIO BOTTO
ELEGIA: INDO PARA O LEITO DE JOHN DONNE
CÂNTICO DOS CÂNTICOS DE SALOMÃO
EPIGRAMA DE RUFINO
O SACRIFCIO DA BEM-AMADA DE JORGE DE LIMA
POÇO DOS MILAGRES DE CARLOS NEJAR
AS JÓIAS DE CHARLES BAUDELAIRE
EPIGRAMA DE FILODEMO
A FORÇA DA LUA DE ASCENSO FERREIRA
SONETO DE WILLIAM SHAKESPEARE
A CRIAÇÃO DA XOXOTA DE MARIO QUINTANA
MAIS DO EVANGELHO DE JOSÉ SARAMAGO
AS MÁXIMAS DE HENRY MILLER
MAIS DAS VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS DE RUBEM FONSECA
BOCAGE: AQUELE QUE VIVEU INTENSAMENTE
BLAISE CENDRARS, GUSTAVE COURBET, GINOFAGIA & TATARITARITATÁ.
MAIS DE SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR
SOB MEDIDA DE CHICO BUARQUE
A MULHER DE GERALDO AZEVEDO & NEILA TAVARES
A POESIA DE RAYMUNDO ALVES DE SOUZA
DA COR BRASILEIRA DE JOYCE & ANA TERRA
CONDENADOS DE FÁTIMA GUEDES
A MISTERIOSA CISTERNA DE MAURA DE SENNA PEREIRA
HENRY MILLER, DRUMMOND & DERRIÈRE: SALVE!
UMA IMAGEM & DOIS POEMAS DA MARIZA LOURENÇO
DOIS HAIKAIS DE LENA JESUS PONTE
TATUAGEM DE CHICO BUARQUE & RUY GUERRA
CUSCUIS DAS GATA DE CHICO NOVAES
NAVIO DE DJAVAN
PAI ADÃO DE EDUARDO SOUTO
VELTA DE EMIR RIBEIRO
A POESIA DIGESTA DE GLAUCO MATTOSO
VERS&PROSA PARA A MENINA AZUL
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
UMA IMAGEM E UM POEMA DE XÊNIA ANTUNES
MÃE DO OUTRO DE VEIGA MIRANDA
O CAMINHO DAS BOIADAS DE LEO GODOY OTERO
DOS 120 POEMAS & OUTROS VERSOS SENSUAIS DE ROGEL SAMUEL
OS POEMAS DE GERUSA LEAL
POEMAS SENSUAIS DA MOÇAMBICANA TANIA TOMÉ
OS TÍMIDOS DE ANA TERRA
OS CÂNTICOS ENTRELAÇADOS DO AVERSO DAS MIRAGENS E NERVOS TÍSICOS DE SEBASTIÃO COSTA ANDRADE, O PROFESSOR SEBAH
OS SENSUAIS VERSOS PELO AVESSO DE JADE DANTAS
OS MARAVILHOSOS VERSOS DE JURACY RIBEIRO
OS VERSOS SENSUAIS DE VERA SALBEGO
OS DELICIOSOS VERSOS SENSUAIS DE LÍRIA PORTO
A APOLOGIA À MULHER DO POETA POTIGUAR BOB MOTTA
A SENSUALIDADE POÉTICA DE BRANCA TIROLLO
A POESIA SABOROSA DE LILIAN MAIAL
O POEMERÓTICO DE RUBENS DA CUNHA
MINIMOUTROS DE MIRITA NANDI
A CARNE VIVA DE ARTUR GOMES
HAINETO Nº 10 DE ARI LINS PEDROSA
A POÉTICA ERÓTICA DE ETHEL FELDMANN
A EROPOÉTICA DE LÚCIA NOBRE
POETRIX DE MARIA JOSÉ LIMEIRA: AMAR, AMAR, AMAR!
O PAPÉ DA RAPARIGA DE BOB MOTTA
A MULHER DE ANTIGAMENTE E A MULHER DE HOJE EM DIA DE MANOEL MONTEIRO
O JEITO SENSUAL DE POETAR DA LILIA DINIZ
OS VERSOS SABOROSOS RECOLHIDOS DA SARINHA FREITAS
QUATRO POEMAS SENSUAIS DE ELIANE FERREIRA DE CERQUEIRA LIMA
A SEDUÇÃO DOS VERSOS DE MILENE POSSAS SARQUISSIANO
HOMENS DE ANA TERRA
OS POEMETOS MACEIOENSES DE ULTIMA HORA DA MIRITA NANDI
A SENSUAL MAGIA DOS VERSOS DE SUELI FAJARDO
A FEMININA EXPRESSÃO DOS VERSOS DE LULI COUTINHO
OS POEMAS SENSUAIS DE CLEVANE PESSOA DE ARAUJO LOPES
OS SABOROSOS E SEDUTORES VERSOS DE GRACIELA DA CUNHA
VERSOS FEMININOS DE MARIA DA GRAÇA ALMEIDA
A SEDUTORA EXPRESSÃO DE ELEN VIANA
OS VERSOS NUS E SOLITÁRIOS DE LETICIA CESARIO
OS LUXURIOSOS VERSOS FEMININOS DE ANA CRISTINA POZZA
O RITUAL DA PAIXÃO DE ALINE DREMIR
O ERÓTICO AVESSO DO CRISTAL DE LIVIA TUCCI
A ESSENCIA CARNAL DOS VERSOS DE VAN LUCHIARI
OS VERSOS VOLUPTUOSOS DE SONIA DELSIN
OS VERSOS SEDUTORES DE REGINA RODRIGUES
OS VERSOS FLAMEJANTES DE BETH JOY
A SINTESE IRONICA E SENSUAL DE LIH MEINE
A CARNAL EXPRESSÃO POÉTICA DE SILVIA MARA
O UNIVERSO AMOROSO DE VERA LINDEN
A POESIA ERÓTICA DE MARIA HILDA DE JESUS ALÃO
OS SENTIMENTOS AMOROSOS DE LARA CARDOSO
DOIS RELATOS DE MARIETA CRISTINA DOBAL CAMPIGLIA
OS VERSOS SENSUAIS DE ROSEMARI BOCCARDO
OS SENTIMENTOS SENSUAIS DE ANGELA FARIA DE PAULA LIMA
A ESPADA DO GUERREIRO DE GRAÇA DA PRAIA DAS FLECHAS
A SENSUALIDADE POÉTICA DE LILIA DINIZ
O AMOR DE APOLÔNIA GASTALDI
A MULHER ETHEL FELDMAN
A FEITURA DE NILZA MENEZES
OS VERSOS AMORÁVEIS DE SIMONE NOGUEIRA ATHAYDE
UMA ODE AO TEU CARALHO, DE MARIA EUGÊNIA
PRA VOCÊ DE ROSERLEI MARTINS ALVES
ILZE SOARES, ROSERLEI MARTINS ALVES, TANIA MELO & IZABEL SILVEIRA
OUTROS POEMAS DA MARIZA LOURENÇO
OS SEDUTORES VERSOS DE VANDERLI MEDEIROS
UM SONETO E DOIS CONTOS DA AMANTE PROFISSIONAL PORTUGUESA PAULA LEE
OS VERSOS DERRAMADOS DE AKASHA DE LIONCOURT
A EXPRESSÃO PROVOCATIVA DE TESÃO, AMOR E SEXO DE LETICIA MARQUES
POETRIX´S & OUTROS VERSOS CARNAIS DE JULI LIMA
A ESPANHA DE ANNE VALENTINE
OS TEXTOS PICANTES DE LOLITA
OS VERSOS SEDUTORES DE IARA MEL
OS VERSOS PICANTES DA LADY M
OUTRA DA VELTA DO EMIR RIBEIRO
PERFUME DE MULHER
RETRATO DO BRASIL: PROVAS DO ENEM
BELEZA É MESMO FUNDAMENTAL?
BELEZA NÃO É FUNDAMENTAL
AS PUDICAS QUE ME PERDOEM MAS GARANHAGEM É FUNDAMENTAL
QUANDO O CU ENTRA NA HISTÓRIA
ESTEATOPIGIA
DAS BUNDAS & OUTROS ESTUDOS BUNDOLÓGICOS
ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A CALIPÍGICA PREFERÊNCIA NACIONAL
SALADA GERAL
PROESAS DO BIRITOALDO
NA VOLTA DA TEIBEI: FILOSOFIA DE BOTECO
A PINGUELUDA
QUEM TEM CU TEM MEDO
CRÔNICAS NATALINAS
AS NOVELETAS DO TATARITARITATÁ
ENTREVISTA TATARITARITATÁ
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