domingo, janeiro 30, 2011

CAMPANHA TODO DIA É DIA DA MULHER: DÉBORA MORENO



DÉBORA MORENO: SAPATOS DO TEMPO E ENTREVISTA

ASSIM NASCE A SAUDADE

Numa viagem de amor,
Num abraço,
Num perfume,
No toque de lábios
No carinho,
Num presente feito a mão e entregue de repente.
Numa carona em pleno dia de chuva
Numa promessa,
Num beijo inesquecível,
Numa oportunidade,
No jeito de olhar,
Na forma de refletir,
No ajudar,
Na transparência,
Num texto deletado sem querer,
Num dia azul de verão,
Numa tarde chuvosa,
Na forma de procurar entender...
Na forma de reclamar a falta sem perceber,
Num sorriso correspondido só para você,
Enquanto a saudade é o fruto maduro da semente que soube sobreviver.

É VOCÊ MAR

Meu coração acelera,
Bate tão apressado,
Parece bongo,
Lembra pandeiro,
Chega a imitar uma bateria de Escola de samba... É só você chegar.
Quando lhe abraço tudo fica mais tranquilo,
O bongo se cala,
O pandeiro se isola,
A bateria apenas nos obedece esquece até da escola
Só para desfilar-mos numa avenida diferente do jeitinho da gente.

ALMA NUA

Sou uma poesia encontrada na vida,
Sou um grito,
Sou um silêncio,
Sou um calafrio,
Sou um rio,
Sou abrigo,
Sou tudo o que digo,
Sou alarme,
Sou delicada,
Sou frágil,
Sou coragem,
Sou forte,
Sou a canção da vida,
Sou decidida,
Sou a força do pensamento refletida no tempo,
Sou gratidão,
Sou o revelado,
Sou o escondido,
Sou o motivo de elogios nunca ouvidos,
Sou um concerto navegando num mar de acordes despertados.
Eu conserto corações partidos

MINHA SIMETRIA

Eu me encontro neste abraço,
Sigo as linhas que talvez sejam laços,
Nós desatados.
Eu me encontro,
Eu me amparo,
Sigo seus passos, seus traços, traço linhas,
Decifro frases,
Fases e fases da lua nua que ilumina a rua;
Onde encontro, perco... Traço linhas,
Desenho formas de vida e dou de presente o que é atraente.
O reflexo no espelho é apenas outra vez,
De tudo de bom que se faz
Ou que se fez,
O reflexo no espelho é a simetria do desejo outra vez.

HIPERBOLE DE POETA

Eu apenas pinto palavras para vestir a poesia que existe dentro de você.
Eu morro de amor para despertar o seu desejo
Atiro-me na luz do teu suor e consigo lhe acertar...
Mas você simplesmente não morre dentro da minha hipérbole de poeta.

A COR

A cor do sangue é vermelha de amor.
É vemelha de esperança,
É vermelha de vontade,
É vermeha de saciedade,
É vermelha de igualdade,
É vermelha de liberdade dentro da minha cor negra.

MALLAKHANB

Subo e desço no vertical pensamento de nós dois,
Faço uma circunferência no seu corpo nu.
Onde me entrego a uma utopia sem destinatário.
Peço, agradeço, mando e ainda sou submisso desse amor,
Vou à lona,
Vou a nocaute e sou e não consigo vencer a liberdade,
O medo,
A dor,
A saudade e ainda sou anfitrião dos sonhos sonhados de sonhos longínquos.
Subir e descer me fortalece,
Mostra o quanto quero...
Ser livre, ser forte, ser discreto, ser visto...
Visto a camisa de uma cultura, de uma arte tão preciosa: Mallakhamb.



DÉBORA MORENO – A poeta Débora Moreno tem 36 anos de idade, já foi catadora de latinhas, faxineira e empregada doméstica, hoje trabalha num Call Center e vive da poesia com 18 livros inéditos. Depoimento - Débora por ela mesmo: “A poesia vive dentro de mim. Sempre gostei de fazer redações, na época de escola sempre fui "fera" nas redações. Notei que um dia fiz uma professora sorrir, que antes era muito séria, do tipo que não ria pra aluno. Ela foi corrigir a redação que eu fiz e quando teminou a correção me chamou à mesa sorriu e disse que tinha se lembrado de uma antiga música e a minha redação estava engraçada. Eu fiquei feliz com o sorriso dela. Era uma época que tinha-se mais respeito aos educadores e vice e versa [...] Lancei o meu Primeiro livro de poesias (Sapatos do tempo) no dia 2 de outubro de 2010. Vou lançar mais um livro, sapatos do tempo em maio de 2011”. Veja a entrevista que ela concedeu pro Varejo Sortido.



LAM - Débora, você já foi catadora de latinhas, faxineira e empregada doméstica. Como e quando foi que você encontrou a poesia?

Encontrei a poesia e a arte de declamar aos 27 anos de idade, escrevi alguns pensamentos e decorei e percebi: rimas, sentimentos...

LAM - Quais as influências da infância e adolescência que contribuíram na formação da poeta?

Cresci lendo Daniel Azulay e ouvindo rádio, amo ler e assistir reportagem de histórias de vida, ler biografias.



LAM - Você vive em Niterói. O que a cidade que você nasceu tem contribuido para sua formação poética?

As paisagens, principalmente o mar me inspira, o jeito do povo Niteroiense.

LAM - Você já publicou o livro "Sapatos do Tempo". Fala pra gente dessa experiência e da receptividade do público.

Sapatos do tempo é composto de Gente em forma de poesia. Trabalhei por quase 3 anos para juntar dinheiro e poder publicar o meu livro, saiu do jeito que sempre sonhei. A receptividade foi e é boa, pois renderam-me de entrevista a Record ao topo do morro.



LAM – Você já escreveu 18 livros de poesias que estão inéditos. Como você a oportunidade da poesia num mercado tão competitivo como é o atual?

Comecei a escrever o meu 18° livro de poesia, escrevo por que o Dom e a inspiração estão dentro da minha alma. Vejo o mercado da poesia competitivo, mas percebo que cada um tem um estilo, “uma forma de provocar tesão”, e por isso acho e acredito que temos força na poesia.

LAM - Você é declamadora e vive de poesia. Fala pra gente como é viver da própria arte?

Ganho dinheiro, faço alguns shows declamando poesias, casamentos, festas... Nunca pensei em viver da própria arte, encaro como um trabalho, vou lá deixo saudades, provoco emoções.

LAM - Você trabalha num call center, como você concilia essa atividade com a poesia?

Até lá no Call Center tenho espaço, lá tem um espaço para que mostremos nossos dons e o meu eu mostro, sou conhecida como: a escritora. Trabalho 6:20 mim, tenho tempo para compor.



LAM - Você participa do Mural de Escritores. Qual a sua expectativa na participação nessa comunidade?

A expectativa é essa aí: conhecer outros poetas, outras artes, fazer amigos, poder dar entrevista como esta agora. A propósito vi os seus trabalhos e tiro o meu chapéu. Parabéns.

LAM - A internet tem contribuído para difusão do seu trabalho?

Sim a internet é a melhor maneira para divulgação, tem muita vida e força.

LAM - Quais os projetos que a poeta tem por perspectiva de realizar?

Continuar vestindo esta camisa da literatura, estou prestes a lançar o meu próximo livro, e quero fazer um curso de fotografia, pois amo tirar fotos de paisagens, objetos, pessoas distraídas. Obrigada. Beijos Debora Moreno - Niterói 29/01/2011



Veja mais Débora Moreno, a Campanha Todo Dia é Dia da Mulher e as manifestações no Fórum do Guia de Poesia.

Confira mais:
Comemorando 5 anos do Tataritaritatá e suas mais de 150 mil visitas ,
Também comemorando pelas mais de 160 mil exibições e acessos no canal LAM do YouTube ,
ARTE CIDADÃ ,
As previsões do Doro para 2011 ,
PROJETO CORDEL NA ESCOLA ,
TCC ONLINE CURSO
TODO DIA É DIA DA MULHER,
CRENÇA: PELO DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER,
CANTARAU: CANÇÕES DE AMOR POR ELA,
MINHAS ENTREVISTAS.