sábado, julho 16, 2011

SATYRICON DE PETRÔNIO



SATYRICON DE PETRÔNIO

[...] Os vapores de Baco ofuscam a razão,
E a rígida virtude, diante do vício feliz,
Teme inclinar a cabeça.

[...]

Para a água desejada, ou para um fruto próximo,
Tântalo estende sempre a boca ou a mão;
Mas o fruto, rebelde à mão que o toca,
Recua sempre, e a água traiçoeira foge-lhe da boca.
É isso o que ocorre com o avaro cercado de ouro.
Só bebe com os olhos, só com os olhos come...
Pobre insensato! Para pgar esse estranho banquete,
Morres de fome agarrado ao teu cofre.

[...]

É belo impor a lei
Mas recebê-la é um ultraje.
Não gosto de obedecer senão a mim.
O desprezo é a arma do sábio:
O esquecimento de uma ofensa
Revela o grande coração.
O vencedor que perdoa
É duas vezes vencedor.

[...] a Terra, nossa mãe comum, arrendondada como um ovo, ocupa o centro do universo, e contem, em seu seio, todos os bens desejáveis, dos quais o mel é o símbolo.

[...] O sol brilha para todos. A lua, acompanhada por um cortejo de incontáveis estrelas, não recusa sua lu nem aos animais selvagens que buscam as pastagens durante a noite. Que há de mais belo que as águas? E no entanto, elas correm para todos os habitantes da terra. Por que então só o amor seria o premio de um furto, e não recompensa de um mérito? Todavia, gostamos apenas dos bens pelos quais os outros nos invejam. Mas afinal de contas, eu tenho apenas um rival, e esse é tão velho que, se quisesse tomar algumas liberdades com Gitão, perderia o tempo e os cuidados, poque lhe faltaria o fôlego.

SATYRICON DE PETRÔNIO – O escritor romano Petronius (Caius Petronius Árbiter 16 d.C. – 66 d.C ou Titus Petronius c. 27-66 d.C.) foi mestre em prosa e satirista notável, era um distinto freqüentador da corte de Nero e autor de um dos mais antigos romances, Satyricon. Essa obra foi escrita provavelmente por volta de 60 d.C, descrevendo as aventuras e desventuras do narrador, Encólpio, do seu amante Ascilto e do seu jovem servo Gitão. Trata-se de uma crítica aos costumes e à política da Roma antiga. A obra foi transformada em filme pelo cineasta italiano Federico Fellini. Veja mais no Crônica de Amor por Ela e no Tataritaritatá.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.