sexta-feira, novembro 02, 2007

PRIMEIRA REUNIÃO



Imagem: Study for the Human Body, 1949, do pintor expressionista irlandês/ingles Francis Bacon (1909-1992).

ESPERA

Luiz Alberto Machado

A vida levando, sombria esperança.
Os dias tato tontos servindo estranheza.
A utopia de ser existente.
O fácil vazio que só arrefece em praça tolhida,
Em ser condução:
Esperando Pinheiros no Largo da Paz.

Eu não sei agonia se espero amanhã.
O fato existe em não ser amanhã.
Sem tempo presente, imediato, um átimo sensível
De não se expressar.

Eu não sei ironia se já anoitece.
Se bem que meu peito nem amanhecia.
A pedra está por todos os lugares.
E a solidão de um banco de praça
É fruto do ermo em sensação.
E reveste meu corpo em chuva fininha
Que aglutina e já é temporal
Sequer o ônibus Pinheiros, sequer,
Apontou no Eldorado.

Minha praça vazia, meu coração.
Todos os outros pegaram seu rumo
E esqueceram a poeira no cansaço marcado.

Já não posso molhar meu corpo na chuva.
Nele só cabe o mormaço da vida.
Esperando Pinheiros no Largo da Paz.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. In: Primeira Reunião. Recife: Bagaço, 1992.

Veja mais Primeira Reunião acessando:
PRIMEIRA REUNIÃO
MINHA VOZ
VIDA VERDE VIVA
TATARITARITATÁ
O SOLTADOR DE PÁSSAROS
NATUREZA MORTA, NATUREZA VIVA