domingo, julho 31, 2011

VIDA DE ARTISTA: LUIZ ALBERTO MACHADO



VIDA DE ARTISTA: LUIZ ALBERTO MACHADO – Entrevista concedida ao programa Vida de Artista, comandado pela jornalista Gal Monteiro, na TVEducativa, Maceió, Alagoas, por ocasião de realização do show Tataritaritatá, no Projeto Palco Aberto, no dia 19 de maio, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

Vida de Artista: Luiz Alberto Machado – Parte 1

Vida de Artista: Luiz Alberto Machado – Parte 2

Vida de Artista: Luiz Alberto Machado – Parte 3

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

sábado, julho 30, 2011

JUSTIÇA À POESIA



JUSTIÇA À POESIA: 10ª EDIÇÃO – Na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, o Projeto "Justiça à poesia, das 13 às 14 horas, na sede da 3ª Vara do Trabalho de Maceió, localizada na Av.da Paz, 1994, realizará sua 10ª edição, com a presença do compositor alagoano Mácleim, do poeta Antônio João da Silva (7 livros publicados), do declamador de cordel Gerson Odilon e muito mais, além da sua, é claro! Confiram no site oficial do TRT-19 Região Dentre tantos outros poetas alagoanos, estarão expostas no varal obras de Pedro Onofre, Arriete Vilela, Jorge de Lima, Murillo Rocha Mendes, Ledo Ivo, Antônio João da Silva, Antônio Lopes Rodrigues, Essi Queiroz, Manoel Hermes de Lima, Alda de Barros Araújo, Adriana Câmara, Sara Vicente Barrunuevo, Laura Correia, Sandra Magalhães Salgado, Ana Cláudia Costa Fortes Cavalcanti, Ricardo Cabus, Maria da Pureza Amorim, Gisélia Campos Pinto, Sandra Magalhães Salgado, André Godoy, Alexandre Granja, Rubens Angelo, Juarez Montenegro, Marta Angélica, Alonso Filho, Ledo Ivo, Mariana Peixoto, Joel Machado, Noel Santos, Lucas Martins, Simone Moura e Mendes, entre outros. Info: Simone Moura e Mendes.

Veja mais do projeto no site do TRT19, no sítio da Simone Moura Mendes e no Tataritaritatá.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

sexta-feira, julho 29, 2011

A ARTE DE LUIZ ALBERTO MACHADO



A ARTE DE LUIZ ALBERTO MACHADO – Os clipes da minha arte produzido e editado por Derinha Rocha estão disponíveis no Eu Faço Acontecer, confira:

A Arte de Luiz Alberto Machado – Parte 1

A Arte de Luiz Alberto Machado – Parte 2



E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

quinta-feira, julho 21, 2011

A POESIA DO ENCONTRO: MANO MELO



MANO MELO – Mano Melo é poeta, ator, roteirista, com diversos espetáculos realizados e vários livros publicados. É ator formado pelo Conservatório Nacional de Teatro e estudou filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Veja a entrevista dele no Música, Teatro & Cia.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

quarta-feira, julho 20, 2011

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE CACHOEIRA – FLICA



FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE CACHOEIRA – FLICA - A Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira, foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado em 21 de março. Em sua 1ª edição, o evento será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, logo após a tradicional Festa da Boa Morte. Será a primeira festa literária da Bahia. Através de palestras e mesas de debate com 35 autores locais, nacionais e internacionais, tanto na tenda climatizada quanto no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Flica promoverá o encontro entre os autores convidados e o público. A programação ainda conta com 15 shows musicais realizados num palco montado sobre o Rio Paraguaçu, com repertório diversificado de atrações. Os objetivos da Flica são descentralizar ações culturais da capital baiana, estimular o debate literário na região, inserir no calendário turístico-cultural baiano um conceito inédito de “Festa Literária” e, principalmente, incentivar o turismo na região. Além disso, o propósito é também estimular, ao longo das edições, melhorias no equipamento turístico e na qualificação dos serviços, valorizando o patrimônio étnico-cultural e histórico de Cachoeira. Através do edital Oi Futuro 2011, a Flica confirmou a Oi como seu primeiro patrocinador. Atualmente, a produção está direcionada para a captação de outros apoiadores e para a confirmação das programações literária e musical, que serão divulgadas entre maio e junho. A iniciativa pioneira no estado segue o sucesso de público país afora atestado em outras iniciativas culturais semelhantes, a exemplo da Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco. A Flica tem curadoria do escritor Aurélio Schommer, produção da empresa Putzgrillo - Assessoria em Cultura e do produtor Alan Lobo. Fonte: http://linkliterario.blogspot.com

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

CLAUDIO WILLER: SURREALISMO



CLAUDIO WILLER: SURREALISMO - Claudio Willer, doutor em Letras pela USP, sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política, e psicólogo pelo Instituto de Psicologia/USP, marca presença rara no Rio de Janeiro dias 22 e 23/07, com a oficina “Surrealismo: poesia, magia e rebelião”, na Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes 177, Flamengo - 3237-3947). Willer, que também é poeta, ensaísta e tradutor, autor de Geração Beat (L&PM), vai mostrar como a visão surrealista pode se projetar não apenas na criação literária e artística, mas na relação com o mundo e na leitura de obras literárias. A poesia surrealista, seus fundamentos, a poética e visão de mundo adotada por André Breton e participantes do movimento; além de autores vinculados ao surrealismo em língua portuguesa, inclusive contemporâneos. Surrealismo: poesia, magia e rebelião Prof. Claudio Willer 22/07, das 18h às 20h30. 23/07, das 10h às 16h. Valor: R$350,00 Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes 177, 107 e 108 Flamengo - Rio de Janeiro – RJ / Contato: (21) 3237-3947 Assessoria de Imprensa: Canto do Trabalho Jaciara Rodrigues - rjaciara@uol.com.br :: (21) 8121-2474 Anna Beatriz Seilhe – annab1@uol.com.br :: (21) 8528-6532. Confira a entrevista de Claudio Willer no Guia de Poesia.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

domingo, julho 17, 2011

RISOMAR FASANARO



RISOMAR

Luiz Alberto Machado

Naquela tarde eu me vi só riso e mar.
Foi sem alarde e ela um sol de Risomar, me aguçou a vida e o faro
No universo eu de Fasanaro
Do que vivi, larilará.
É que por ela do pó sobrevivi para ir pra lá de Pernambuco
A revelar meu mameluco jeito de cafuzo a bordejar.
Mesmo sem fuso, eleito eu me rendi.
- O que é que há?
De lá aquele eu de luz já vinha nela
Foi aí – pra sorte minha - a arte dela
Pude então me esbaldar.

RISOMAR FASANARO – A poeta, jornalista e professora pernambucana Risomar Fasanaro, é autora do livro “Eu, primeira pessoa, singular”, obra vencedora do Prêmio Teresa Martin de Literatura em júri composto por Ignácio de Loyola Brandão, Deonísio da Silva e José Louzeiro. Também é autora do livrete de poesia “Casa Grande e Sem Sala” e tem alguns de seus contos e poesias nas antologias “O Buquê e o sonho” e “Contos de Desencontro” e em antologias escolares e apostilas de cursinhos vestibulares. Ela cursou Letras Clássicas na USP, foi militante contra a última ditadura militar no Brasil e participa do movimento cultural de Osasco, fundadora do Grupo cultural Veredas e editora da revista com o mesmo nome que o grupo publicava. Participou de vários festivais de poesia e de música em Osasco e outras cidades do país como letrista, tendo recebido vários prêmios. Trabalhou como redatora e colaboradora em alguns jornais de Osasco como o “Diário de Osasco”, “Jornal de Osasco”, “O Grande Osasco” e “Primeira Hora”. Publicou artigos nas revistas “Realidade” e “Planeta”. Ela possui alguns originais engavetados: são livros de contos, de poesia e três histórias para crianças. Atualmente está escrevendo um romance que ainda não recebeu um título e que é uma história de amor. Ela edita os blogs Risomar Fasanaro e Crônica de Delírio, está destacada no Guia de Poesia e no Varejo Sortido. Confira.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

sábado, julho 16, 2011

SATYRICON DE PETRÔNIO



SATYRICON DE PETRÔNIO

[...] Os vapores de Baco ofuscam a razão,
E a rígida virtude, diante do vício feliz,
Teme inclinar a cabeça.

[...]

Para a água desejada, ou para um fruto próximo,
Tântalo estende sempre a boca ou a mão;
Mas o fruto, rebelde à mão que o toca,
Recua sempre, e a água traiçoeira foge-lhe da boca.
É isso o que ocorre com o avaro cercado de ouro.
Só bebe com os olhos, só com os olhos come...
Pobre insensato! Para pgar esse estranho banquete,
Morres de fome agarrado ao teu cofre.

[...]

É belo impor a lei
Mas recebê-la é um ultraje.
Não gosto de obedecer senão a mim.
O desprezo é a arma do sábio:
O esquecimento de uma ofensa
Revela o grande coração.
O vencedor que perdoa
É duas vezes vencedor.

[...] a Terra, nossa mãe comum, arrendondada como um ovo, ocupa o centro do universo, e contem, em seu seio, todos os bens desejáveis, dos quais o mel é o símbolo.

[...] O sol brilha para todos. A lua, acompanhada por um cortejo de incontáveis estrelas, não recusa sua lu nem aos animais selvagens que buscam as pastagens durante a noite. Que há de mais belo que as águas? E no entanto, elas correm para todos os habitantes da terra. Por que então só o amor seria o premio de um furto, e não recompensa de um mérito? Todavia, gostamos apenas dos bens pelos quais os outros nos invejam. Mas afinal de contas, eu tenho apenas um rival, e esse é tão velho que, se quisesse tomar algumas liberdades com Gitão, perderia o tempo e os cuidados, poque lhe faltaria o fôlego.

SATYRICON DE PETRÔNIO – O escritor romano Petronius (Caius Petronius Árbiter 16 d.C. – 66 d.C ou Titus Petronius c. 27-66 d.C.) foi mestre em prosa e satirista notável, era um distinto freqüentador da corte de Nero e autor de um dos mais antigos romances, Satyricon. Essa obra foi escrita provavelmente por volta de 60 d.C, descrevendo as aventuras e desventuras do narrador, Encólpio, do seu amante Ascilto e do seu jovem servo Gitão. Trata-se de uma crítica aos costumes e à política da Roma antiga. A obra foi transformada em filme pelo cineasta italiano Federico Fellini. Veja mais no Crônica de Amor por Ela e no Tataritaritatá.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

quinta-feira, julho 14, 2011

ALEXANDRE SANTOS: MALDIÇÃO E FÉ



ALEXANDRE SANTOS: MALDIÇÃO E FÉ – O escritor pernambucano e presidente da UBE-PE, Alexandre Santos, lançará no próximo dia 21 de julho, às 19hs, no Casarão do Ribeiro, na Rua do Bonfim, nº 20 (em frente à FOCCA), no Carmo, em Olinda, o seu vigésimo oitabo livro, o romance ‘Maldição e fé’. Trata-se de uma obra de ficção histórica ambientado em Olinda, envolvendo a visitação do Tribunal do Santo Oficio.

O AUTOR: ALEXANDRE SANTOS - Nascido em Recife, Alexandre Santos se graduou em engenharia civil pela UFPE, cumpriu os cursos de especialização em Transportes Urbanos e Trânsito, na UFCE, e de mestrado em Engenharia da Produção e de Gestão Pública para o Desenvolvimento, na UFPE. Iniciou sua atividade profissional no Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça, tendo, em seguida, se transferindo para a prefeitura do Recife, onde exerceu diversos cargos, inclusive a secretaria-adjunta de Transportes e Obras. É um dos fundadores do P-SOL em Pernambuco, tendo participado da campanha de coleta de assinaturas para registro do partido. Atualmente é membro da Executiva Estadual, onde ocupa a vice-presidência do partido, e preside a Comissão Executiva em Recife. Alexandre tem grande destaque no mundo cultural, sendo presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, presidente da União Brasileira dos Escritores [UBE-PE], editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’, semanário eletrônico da Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste, secretário-geral da Academia Brasileira de Autores Solidaristas. Alexandre Santos ainda é membro do Conselho de Política Cultural da Cidade do Recife, da Câmara de Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino e do Instituto Solidarista de Estudos Políticos e Sociais. Entre outras condecorações, foi agraciado com Ordem do Mérito Capibaribe, no grau de Comendador. Foi o grande vencedor do Prêmio ‘Vânia Souto Carvalho’, de melhor romance de 2007, da Academia Pernambucana de Letras. Na engenharia, profissão que exerce desde 1978, Alexandre Santos também alcançou grande destaque, sendo presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura [CREA-PE], onde coordena a Comissão de Ética Profissional. Alexandre tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais se destacam ‘Os retirantes’, ‘A Inflação Desmistificada’, ‘A Propriedade dos Meios Naturais de Produção’, ‘Os Conceitos de Economia’, ‘Fortalecimento da Economia de Base Local’, ‘A Inevitável Primavera’, ‘Teoria do Valor’, ‘Economia & Poder’, ‘Solidarismo: O Brasil para Todos’, ‘Subsidiariedade Econômica: a opção decisiva’, ‘O Desenvolvimento Integrado dos Campos’, ‘O fim do ciclo liberal’, ‘O Direito ao Trabalho Remunerado’, ‘A face oculta do mercado’, ‘O Moinho’, ‘O Ato de Produção’, ‘O attaché’, ‘Bastidores & Camarins’, e ‘G’Dausbbah’. SERVIÇO: Alexandre Santos lançará no próximo dia 21 de julho, às 19hs, no Casarão do Ribeiro, na Rua do Bonfim, nº 20 (em frente à FOCCA), no Carmo, em Olinda, o seu vigésimo oitavo livro Maldição de fé. Confira mais acessando: http://www.alexandresanttos.com.br/



E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

quarta-feira, julho 06, 2011

LUCIAH LÓPEZ



A POESIA DE LUCIAH LÓPEZ

POR AMOR

...sob a luz do fogo
bordei teu nome
em minha pele,
e assim cicatrizado
teu nome...
integrado em mim.

JOGO DE AMAR[E]LINHAS

Risco com um giz amarelo
Céu e inferno
Sete casas quadradinhas
Sem portas ou janelas
Telhado?!
Quem precisa, se o céu é logo ali?
Joga pedra
Pula num pé só
Tempo, tempo...
Eu não estava só
Eu era muitas crianças dentro de uma só.
Tempo... Tempo, onde eu errei?!
Pedras, pedras...
Escravos de Jô
Roda pião
Bambolê
E bolhas de sabão...
Tempo, tempo,
Por que foi que eu cresci?...

MÃE

Cria no teu ventre seco
esquálida criatura que se alimenta de ti
Sorvendo teu leite/sangue/sanguessuga boca
sempre arreganhada
na arcada de um céu sem cor.
Deplorável criatura pasma
parasita da tua pele encarquilhada
lambe a saliva bebendo as
próprias lágrimas de fel
na poeira da dor que te envolve
e lança um olhar de puro amor
enquanto em teus braços nus, desfalece
sem nunca ter dito: MÃE...

NOITE

É noite lá fora.
Estou tão perdida de mim...
Não consigo agrupar meus pensamentos
Minhas idéias não encontram caminhos,
Perdem-se na distância negra da noite
Sem encontrar ideal algum.
Ouço o murmúrias das estrelas
Desobstruíndo o silêncio da espera
Sem resistência alguma
Meu corpo flutua na superfície límpida da loucura.
Esta mesma loucura que galopa em mim
Feito um tropel de cavalos e ecoa em meu peito
Deixando-me capaz de senti-la nos compassos de meu coração.
Não sei se quero espaço
Não sei se quero razão.
Não sei se a razão tem consciência ou ciencia da razão...
Sei apenas que é noite lá fora!

ORVALHO

Gotas de orvalho presas na teia
colar de perolas d'água
no colo da manhã orvalhada...

UM DIA DE DOMINGO

Hoje é domingo, PEDE CACHIMBO!!
Tinha barro em meus pés
RSRSRS... o boi lambeu [aaaaaiiiiii]
Boi[lixa] limpa lima risca
Vagalume pisca-pisca voa prá lá e
Prá cá brincando de esconde-esconde!
Tem sapo no lago?
Teeeemmmmmmmm....
Coach! Coach!
Pernilongo dança com a mosca
Roda, roda, gira-gira
Mosca tonta vira pápa
Sapo tem fome e tudo come
E lá se vai mais uma mosca...
RSRSRSRS
Mas hoje,
Hoje é domingo!



LUCIAH LÓPEZ – A escritora Maria Lúcia Lopez Ribeiro que adotou o pseudônimo de Luciah López edita o blog Palavras de Vidro, integra a Poetas Del Mundo e reúne seu trabalho literário no Recanto das Letras. Esta a nossa homenagem pela passagem no dia de hoje do seu aniversário. Parabens, poetamiga. Veja tudo isso e muito mais dela no Crônica de amor por ela.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.

sábado, julho 02, 2011

ZINE TATARITARITATÁ



ZINE TATARITARITATÁ – Já está circulando tanto o impresso como online (versão em arquivo pdf) a mais nova edição do Zine Tataritaritatá. Confira.







Os interessados em receber gratuitamente o zine impresso ou online (em arquivo pdf) é só enviar um mail para contato@luizalbertomachado.com.br com endereço de envio.

E veja mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.