segunda-feira, junho 01, 2009
ARTE MOÇAMBICANA
COLECTÂNEA BREVE DE LITERATURA MOÇAMBICANA – Trata-se de um livro que tem prefácio “Um sonhar de Terra” de Mia Couto, nota inicial de Rogério Manjate, Natacha Antão e Vitor Martins, reunindo poetas e artistas plásticos moçambicanos. Entre os poetas e artistas plásticos estão: Adelino Timótio, Tiago Assis, José Craveirinha, Mario Bismarck, Idasse, Guita Junior, Claudia Amandi, Joana Paradinha, Raquel Gralheiro, Paula Soares, Momed Kadir, Isabel Carvalho, Nelson Saute, Osvaldo Azevedo, Orlando Mendes, José Paiva, Paulina Chziane, Maria Jorge Vilaverde, Alberto Pessimo, Carlos Marques, Rui Nogar, Suleiman Cassamo, entre outros.
ROGÉRIO MANJATE – O escritor e ator Rogério Manjate, é editor do Maderazinco, site de literatura existente em Moçambique. Quando esteve no Brasil, em 2004, ele concedeu esta entrevista publicada no Palavrarte.
MIA COUTO - Mia Couto nasceu na cidade de Beira, Moçambique, em 1955. Licenciado em Biologia pela Universidade Eduardo Mondiane. Dirigiu a Agência de Informação de Moçambique, a revista Tempo e o jornal Notícias de Maputo. É membro da Organização Nacional de jornalistas e da Associação de Escritores Moçambicanos. É um dos escritores moçambicanos mais conhecidos internacionalmente. Estreou com o livro de poesia Raiz de Orvalho, publicado em 1983. Outras obras: CONTOS: Vozes Anoitecidas (1986), Cada Homem é uma Raça (1990), Estórias Abensonhadas (1994), Contos do Nascer da Terra (1997), Na Berma de Nenhuma Estrada (1999) e O Fio das Missangas (2003). ROMANCES: Terra Sonâmbula (1992), A Varanda do Frangipani (1996), Mar Me Quer (1998), Vinte e Zinco (1999), dentre outros. Em 1999 recebeu o Prêmio Vergilio Ferreira pelo conjunto de sua obra. Em 2007 recebeu o Prêmio União Latina de Literaturas Românticas e foi vencedor do prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura, na Jornada Nacional de Literatura.
FONTE:
MANJATE, Rogerio (Org). Colectanea breve de literatura moçambicana. Porto: Identidades/Gesto, 2000.
Veja mais:
MOÇAMBIQUE
GUIA DE POESIA