segunda-feira, dezembro 10, 2007

ASSIS ÂNGELO & GONZAGUEANO



O jornalista Assis Ângelo lança Dicionário Gonzagueano, de A a Z e debate sobre a vida e a obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que completaria 95 anos no próximo dia 13. Lançamento e debate acontecerão no programa Papo XXI, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), na próxima terça-feira, 11, às 19 horas. O livro reúne a discografia, bibliografia, filmografia e músicas inéditas de Gonzagão, mostrando ainda que o seu cancioneiro já foi gravado por artistas internacionais como o estadunidense Dizzy Gilespie, o escocês David Byrne e a japonesa Keiko Ikuta, além de ter conquistado intérpretes na França, Espanha e até na Polinésia. De acordo com o Dicionário Gonzagueano, o Rei do Baião gravou originalmente 625 músicas em 125 discos de 78 rpm, 41 compactos simples e duplos de 33 e 45 rpm, e quatro de 12 polegadas. Luiz Gonzaga deixou o registro de sua voz em 266 discos de carreira, além de participações em LPs e compactos de outros artistas.
E quem pensa que ele só gravou forró, baião, xote e arrasta-pé, vai tomar um susto. O livro de Assis Ângelo revela que o artista também gravou sambas, choros, mazurcas e valsas, entre outros gêneros musicais. No livro há outras curiosidades, como a que dá conta de que, entre gravações e regravações, o Rei do Baião superou o Rei da Voz, Chico Alves, em pelo menos nove títulos.
Trajetória profissional: Paraibano de João Pessoa, Assis Ângelo reside em São Paulo há 30 anos. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Diário Popular, e nas TVs Globo e Manchete. Por mais de dois anos, apresentou o programa “Tão Brasil”, na AllTV, emissora de TV pela Internet. Também apresentou programas em várias emissoras de rádio, a exemplo da Jovem Pan, Atual, Mulher e Capital. Nesta última, apresentou, durante seis anos, o programa “São Paulo, Capital Nordeste”, que se tornou líder de audiência (e referência) nacional. Há dois anos escreve uma coluna diária sobre música e cultura popular no portal Music News (www.musicnews.art.br). Assis Ângelo tem vários livros publicados, todos sobre cultura popular: “Nordestindanados”, “Causos e Cousas de uma Raça de Cabras da Peste – de Padre Cícero a Câmara Cascudo”, “O Coronel e a Borboleta e Outras Histórias Nordestinas”, “A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo” e “O Poeta do Povo, Vida e Obra de Patativa do Assaré”. O livro “A Presença dos Cordelistas” virou filme com produção franco-brasileira, com o título “Saudade do Futuro”. O jornalista também foi chefe do departamento de Imprensa do Metrô de São Paulo e assessor especial da presidência da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Assis Ângelo – (11) 8542.2061 / 3834.8718 / 9991.4800 / 3666.2463 – assisangelo@uol.com.br; andrealol@terra.com.br Carmen Paula (coordenadora do programa Papo XXI) – (85) 3464.3111 / 9993.9371 – cpaulavm@bnb.gov.br Anastácio Braga (gerente-executivo do CCBNB-Cariri) – (88) 3512.2855 / 9903.0000 – anastacio@bnb.gov.br Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Veja mais no Fórum do Guia de Poesia.