domingo, dezembro 21, 2008

MANUAL DO POETA & TATARITARITATÁ



MANUAL DO POETA – O excepcional livro “Manual do poeta: tudo que você gostaria de saber sobre a arte poética”, escrito pelo lexicólogo e tradutor, Ivo Korytowski, é uma verdadeira e indispensável ferramenta para os que se aventuram a fazer e tratar poesia. No volume ele reúne textos saborosíssimos de se ler e aprender, além de trazer importantes ensinamentos para quem deseja lidar com a arte poética, trazendo temas como poesia, poema, verso, estrofe, métrica, rima, ritmo ou cadência, sonoridade, recursos de construção, recursos imagísticos e outros, prosa poética versus poesia prosaica, soneto, minimalismo, haicai, poetrix, trova, balada, ode, elegia, poesia popular: repente e cordel, o soneto mais bonito da língua portuguesa, o que o poeta é e dicas de sites de poética e poesia.
Ivo Korytowski é lexicólogo, graduado em Filosofia pela UFRJ, tradutor e editor dos blogs Literatura Rio de Janeiro e Sopa no Mel. Imperdíveis.
FONTE:
KORYTOWSLI, Ivo. Manual do poeta. Rio de Janeiro: Ciencia Moderna, 2008.



ALEXANDRE SANTOS – o escritor, engenheiro civil, mestre em Engenharia da Produção e de Gestão Pública para o Desenvolvimento, na UFPE, Alexandre Santos, é presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, vice-presidente da União Brasileira dos Escritores [UBE-PE], editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’, semanário eletrônico da Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste, secretário-geral da Academia Brasileira de Autores Solidaristas. Alexandre Santos ainda é membro do Conselho de Política Cultural da Cidade do Recife, da Câmara de Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino e do Instituto Solidarista de Estudos Políticos e Sociais. Ele tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais se destacam ‘Os retirantes’, ‘A Inflação Desmistificada’, ‘A Propriedade dos Meios Naturais de Produção’, ‘Os Conceitos de Economia’, ‘Fortalecimento da Economia de Base Local’, ‘A Inevitável Primavera’, ‘Teoria do Valor’, ‘Economia & Poder’, ‘Solidarismo: O Brasil para Todos’, ‘Subsidiariedade Econômica: a opção decisiva’, ‘O Desenvolvimento Integrado dos Campos’, ‘O fim do ciclo liberal’, ‘O Direito ao Trabalho Remunerado’, ‘A face oculta do mercado’, ‘O Moinho’, ‘O Ato de Produção’, ‘O attaché’, ‘Bastidores & Camarins’, e ‘G’Dausbbah’.



SARINHA FREITAS – A bela e apaixonante poeta e escritora Sarinha Freitas edita, entre outros blogs, o Sentimentos-Sam e Desnuda, reunindo seus escritos e divulgando textos e poemas de muitos outros escritores. São espaços encantadores e imperdíveis. Confira.

IV PREMIO VALDECK ALMEIDA DE JESUS – POESIA - O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus visa estimular novas produções literárias na modalidade Poesia e é dirigido a candidatos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior, desde que seus trabalhos sejam escritos em língua portuguesa. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de cada ano (acompanhada de CD ou disquete com o material inscrito), através dos correios, no seguinte endereço: Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus Rua Sargento Camargo, 95-A, São Caetano CEP 40391-152 - Salvador/BA Ou via e-mail para: valdeck@hotmail.com MAIS INFORMAÇÕES: Valdeck Almeida de Jesus Tel: (71) 8805-4708 E-mail: valdeck@hotmail.com

MUPA - Já está aberta a Exposição de Artes Visuais do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). A exposição conta com a participação de 40 artistas alagoanos com estilos e trajetórias diversas. Com curadoria de Viviani Duarte, montagem de Eliomar Augusto e design gráfico de Amanda Nascimento, a mostra segue com entrada gratuita e vai até 28 de fevereiro de 2009. Outras informações: (82) 3315.7874.

20X20= ARTE - A exposição de artes visuais, 20 x 2 = ARTE, que fez parte da programação, na comemoração dos cinco anos do espaço cultural do SESI, na Pajuçara, Maceió – AL, em abril de 2008, teve continuidade com sua montagem, no período de setembro à outubro de 2008, no Memorial à República e agora segue para o Museu Palácio Floriano Peixoto – MUPA, numa realização da Secretaria de Estado da Cultura. De 16 de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009.

CULTURA POPULAR - O Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) promove, de 26 a 28, o II Encontro Sertanejo de Cultura Popular, na cidade de Poço de José de Moura - identificada como um centro de discussão, incentivo e produção da cultura popular na Paraíba. O evento acontece na Praça do Juazeirão e conta com apresentações de dança folclórica, teatro, recitais de poesia, encontro de bandas, oficinas, palestras, debates e exposições. Outras informações: neiry.ana@hotmail.com/

VEJA MAIS:
GUIA DE POESIA
MUSA TATARITARITATÁ 2008