terça-feira, novembro 27, 2007

ROSIMEIRE LEAL DA MOTTA



Trechos de sentimentos próximos ao coração.
Profundidade aceitável.
Protegidos por uma enseada.
As embarcações do meu viver ali fundeiam.
Têm acesso fácil à margem.
Refúgio, guarida, proteção.
Porto da minha vida.
Atracam navios de esperanças e sonhos,
Sob o cuidado constante do farol,
Cuja luz vem do céu.
Área marítima das minhas emoções,
Aguardando o desembarque
Da tão sonhada felicidade...

(Rosimeire Leal da Motta, Porto da minha vida).

A poeta e escritora capixaba, Rosimeire Leal da Motta acaba de lançar o seu livro “Eu poético” reunindo poemas e prosas, publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Sobre o livro escreveu a professora, poeta e escritora, Maria José Zanini Tauil: “Rosimeire: é sonho e intuição, tem olhar astuto e romântico. Sua poética é produto de reflexão constante, de reminiscências e perspectivas. Tanto pode ser crepúsculo de velho tempo, como autora de tempo novo. Ela traz nesse volume o seu melhor. (...) O conjunto da obra põe à luz, com expressivo lirismo e sagacidade, o universo simbólico do cotidiano dessa menina tímida, doce e romântica; menina – mulher, corajosa, eclética (...) Sua temática é constituída de diferentes cores e sabores; trazem uma visão geral do mundo que a rodeia, com seus problemas, belezas e tristezas...”. Também o jornalista carioca e Mestre em Literatura Brasileira, Elidio Fernandes Júnior acerca da obra se expressa: “Um grande exercício de criação. Essa é a primeira impressão que se tem ao ler Eu poético de Rosimeire Leal da Motta. (...) Sim, os versos de Rosimeire me soam como uma espécie de Simbolismo revisitado, redimensionado para uma vivência pessoal por isso caracterizo-os como uma expressão potencialmente subjetiva de uma alma inquieta pela necessidade de explicitude. (...) Uma artista da pena que, ao fortalecer suas raízes – cultural e familiar -, nos presenteia com o testemunho de uma vida intensa. Cante, Rosimeire, o instante existe. E nós, leitores, merecemos seu canto”. O livro é divido em 4 capítulos, o primeiro deles destinado à poesia onde ela diz, no seu poema Criação artística literária, “(...) Permito ao mundo exterior desvendar o meu íntimo” e, no "Trajetória de uma vida” ela se expõe: “(...) Amar a si mesma, esquecer as folhas amareladas pelos anos”. No segundo capítulo ela traz a sua poesia já premiada em diversos concursos nacionais. No terceiro e quarto capítulos, a autora traz a sua prosa, inclusive, na última parte do livro, as prosas premiadas. Ao abrir o livro o leitor logo se depara com a seguinte inscrição: “De presente para você, o meu eu poético... há neste livro, um perfume de sentimentos, fragrância de mim”. E é exatamente isso que toda aquele que se deparar e degustar o livro vai encontrar: a fragrância de uma mulher sintonizada com o seu tempo e a sua vida. Parabéns, Rosimeire. Contatos com a autora: Rosimeire Leal da Motta Caixa Postal: 023502 – IBES CEP: 29108-973 – Vila Velha – ES ou através do email rosimeire_lm@yahoo.com.br

Veja mais no site de Rosimeire Leal da Motta. E no Guia de Poesia.