segunda-feira, julho 06, 2009

POETAS DOS PALMARES



JOSÉ MARIA SALES: POETA PICA-PAU

EMBUÁ DE FERRO

Oi, saudades... oi, saudades
Oh que saudades
Pernambuco e meu sertão
Eu sou cria
Do Brasil do meu Nordeste
Sim sinhô cabra da peste
Pernambuco e meu sertão
Bicho maluco
Cantoria e vaquejada
Moça nova apaixonada
Me arrebenta o coração
Refrão
Eu fui criado
Livre com os passarinhos
Ruxinol caboclo linho
Parativa e sabiá
O assum preto
Araponga bem-te-vi
Asa branca juriti
O vem-vem e o carcará
Refrão
Essa saudade
Está batendo no meu peito
Ta doendo ta sem jeito
Não agüento vou voltar
Quero rever
Aquela terrinha boa
Lavai pinga tome loa
Para a saudade matar
Refrão
Estou voltando
Num velho embuá de ferro
Na decisão eu não erro
Viajando chego já
Estrada a fora
Seguindo seu roteiro
Ta danado vai ligeiro
Olha o piui ta-ta-tá

PONTA DE RAMA

No dia três de setembro
As quatorze e dezenove surgia
No mundo mais um poeta
Não foi um parto normal
Mas a cirurgia foi certa
Agora o que me resta
É dizer com alegria
José o que se proclama
Gustavo ponta de rama
Pra completar a família

QUEM ESPERE TEMPO BOM
APROVEITE O QUE VIVEMOS

É melhor mudar o tom
Deixar de ser convencido
Está mais que iludido
Quem espera tempo bom
Desde o tempo ronconcon
Pra o atual que nós temos
Parece que não merecemos
Ser feliz para o futuro
Pra não ficar inseguro
Aproveite o que vivemos.

RETRATO FALADO

Conheci uma mulher
Nas terras de Caxangá
Esquisita de assombrar
E adoidada como é
Essas coisa estando em pé
Parece mais uma draga
Eu acho que esta praga
É uma matraca alheia
Era velha triste e feia
Fez regime ficou magra.

Essa danada parece
Com forma de lubisomem
Pois até mesmo seu nome
Quase ninguém conhece
Quem vê-la logo entristece
Seu blá-blá não agüenta
Eu acho que essa jumenta
Ao nascer naquela hora
Jogaram a criança fora
E foram criar a placenta

Acho que não seja gente
Nascida aqui na terra
Quando ela fala berra
Quando ri espanta a gente
Na boca não tem um dente
Focinho de tamanduá
Eu já cheguei a pensar
Com o pensamento meu
Que esse diabo morreu
E esqueceram de enterrar.

GANHEI PRA TU

Essa disputa quem ganhou fui eu
Nessa disputa eu ganhei pra tu
O que fizeram ligar eu não vou
Me deram o premio ruim o bom tu levou

O seu relógio é muito bonito
Todo de ouro pulseira dourada
O que eu ganhei é pequenininho
Além de feio dá a hora errada

Esse jurado só fez puxar saco
Não julgou direito fui pra esparrela
Tem um ditado que é muito certo
Que sorte mesmo é pra quem tive-la

Não tenho raiva de você nem um tiquinho
Porque ficou com o mido
E eu só fiquei com o seikozinho.

TARI, TARI, TARI, TA-TÁ

Joaninha a filha mais nova
De Gregório cabra danado
Que quando ficava zangado
Leva 1, 2, 3, pra cova
Eu quis tirar essa prova
Lhe chamei pra namorar
Ela disse vou aceitar
Mas tenho quase certeza
Que meu pai vai te matar
Fiz uma festa daquela
Embriaguei o pai dela
Me agarrei com a donzela
E tari, tari, tari, ta-tá
No engenho Catatal
Morava lá três donzelas
Que para perdição delas
Conheceram o Pica-Pau
Foi tempo de carnaval
Por isso fomos pular
Passamos o dia a brincar
As três donzelas e eu
Mas quando anoiteceu
Tari, tari, tari, ta-tá

AOS LEITORES

A todos os leitores do mundo
Entrego com muito amor
Este livro cheio d´versos
D´versos seja qual for
Inspirações que surgiram
Deste humilde escritor

Quando penso em fazer versos
Logo penso nos leitores
Quando penso nos leitores
Só penso em coisas boas
Pensando nas coisas boas
Penso na poesia
Pego o lápis e o papel
É quando o verso se cria

Para os queridos leitores
Desejo boa leitura
Deste trabalho tão simples
Mas com cheiro de natura
Cem por cento brasileiro
Sem mistura de estrangeiro
Com rima clara e pura



Foto: Jeronimo Netto.

JOSÉ MARIA SALES PICA-PAU – o poeta e cantador palmares, José Maria Sales, o Poeta Pica-Pau é autor dos livros “Feito d´versos”, “Sussurros da Mata”, “Num rio de Poesias” e “Despertar no Rincão”, além do cd de poesias e causos “Em umas & outras”.



FONTE:
SALES, José Maria Pica-Pau. Feito d´versos. Palmares: Outras Palavras/Ed. do autor, 1995.

Mais POETAS DOS PALMARES e ouça a Rádio Tataritaritatá!!!!

Veja mais:
EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO
CRIANÇA: RECREAÇÕES BRINCARTE
INFANTIL: NITOLINO & O MEIO AMBIENTE
PALESTRA: CIDADANIA & MEIO AMBIENTE
PROMOÇÃO BRINCARTE KIT LIVROS/CD
ARTIGOS & PESQUISA
CURSO: FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
LITERATURA ERÓTICA

E mais:
AS PREVISÕES DO DORO PARA 2010