segunda-feira, abril 25, 2011

SANDRA FAYAD



SONETOS DE SANDRA FAYAD

NEM Q-BOA, NEM LIQUI-PAPER (Soneto dos Namorados)

Namoraram Adão e Eva: namoro por Deus abençoado!
Já com Romeu e Julieta, foi familiar namoro proibido.
Namoraram D. Pedro I e D. Inês: é amor eternizado.
Com nosso D. Pedro e Domitila significou amor traído.

Amaram-se Napoleão e Josefina (exceto em batalhas).
Em meio a batalhas, namoraram Prestes e Olga Benário.
Richard Burton e Liz Taylor, envoltos em felpudas toalhas,
Namoraram a dourada canarinha e seu dourado canário.

Namorando teu olhar, convencida que me tens amor,
Animei-me a plantar e depois cultivar belo orquidário,
Para no dia dos namorados te ofertar uma nobre flor.

Abençoado por Dom Bosco, nosso namoro será eterno.
Mergulhado na Q-boa, não desbota, nem muda de cor,
Nem se apaga com liqui-paper da nossa vida-caderno.

A MUSA E O PAR

Essa loucura que nos domina
É prenda que a vida oferece.
Onde estamos, para onde vamos?
Nada interfere no que acontece.

Os sonhos são suaves, úmidos.
Os ventos sopram na mesma direção.
Os dedos catam letras de amor
Para compor as frases da canção.

No teu céu que é meu também
Estrelas caminham com as nuvens,
Anjos dançam e cantam amém.
.
Há um ponto definido no universo
Onde serei única musa do teu poemeto
E serás único par para meu dueto.

MANANCIAIS

Ia eu do centro para o ponto de equilíbrio,
Referência incontestável da estabilidade,
Viga de concreto sob laje bem moldada,
Suporte para tentações pra lá de tonelada.

Do espaço ao redor fiz meu universo.
Caíam sobre mim tempestades de granito,
Vendavais arenosos próprios de deserto,
Até abalos sísmicos aconteciam por perto.

Com unhas protegidas por base calcificada,
Pés firmes plantados em solo de quartzito,
Meu olhar fixava a reprodução da alvorada,

Mas com força de chuvas torrenciais,
Percorreste caminhos secretos, tortuosos,
E encheste de desejos meus mananciais.

ARTESÃ

Nem sabes o estrago que fazes no meu coração!
Meus olhos (tristes) sorriem à tua imagem.
Nos meus sonhos, és constante perseguição.
Do meu filme, és o principal personagem.

Vejo-te sempre e tão bem iluminado
Em cada canto da face nua exposta,
Ofertando sorridente um bocado
Da beleza descoberta em cada encosta.

As tentativas de fugir de ti são vãs...
Como um imã me atrais de volta
A mais um soneto da minh'alma artesã.

Mesmo que atrás de ti haja forte escolta,
Não perco a esperança de apaixonada fã
E armo-me das Letras para a reviravolta.

POÇÃO MÁGICA

Ah, Se a poção mágica caísse na minha mão!
Aquela poção que transforma tudo em amor
Que tem cheiro excitante, filho do tesão,
Com gosto suado de potro marchador.

Ah! Se a poção mágica brotasse do chão!
Aquela poção que faz nascer até minhocas
Que tem gosto de animal devorando ração
Com cheiro de rebento salgado de pipocas.

Ah! Se eu pudesse bater asas no espaço,
Fingindo-me de anjo ou de pássaro
E topar com teu corpo num abraço!

Ia atrelar-me a ti e descer numa estrela cadente
Até cair na terra, em chamas, incandescente...
De desejos reprimidos por um beijo ardente.

LANÇA-PERFUMES

Sou lança-perfumes dos velhos carnavais;
Extasiante, provoco em ti doces delírios.
Transformo-te em meu amor e muito mais...
Sorvo teu cheiro, findando meu martírio.

Sou erva proibida plantada às ocultas;
Alastro-me por prados de rincão distante
Rumo ao beijo ardente que me facultas
Em momentos de desejo agonizante.

Invado o núcleo das tuas células-mães
E não me arrependo de invadi-las, não.
Ladro ali dentro como ladram os cães.

Alimento-me delas como se fossem ração
Para suprir minhas carências contidas
De vida flutuante, em eterna levitação.

DETALHE NO FIO

O velho par de tênis masculino,
Tão cansado de jogar futebol,
Jamais poderia prever o destino
De findar estorricado ao sol.

Idênticos, são gêmeos siameses
Atados por cadarços umbilicais,
Expostos há dias ou talvez meses
Como roupas a secar nos varais.

Até que se desintegrem suas algemas,
Só os vê quem pretende buscar no céu
Jóias inspiradoras aos seus poemas,

Ou quem da travessura foi o autor
De lançar sobre a fiação aérea
O que dos pés era santo protetor.

SANDRA FAYAD – A poeta e economista especializada em mercado financeiro, ecologista, Sandra Fayad é autora dos livro "Animais que Plantam Gente" (Ed. LGE/2008-DF). É membro da Academia Ceilandense de Letras & Artes e da Academia Catalana de Letras e colunista do Diário de Catalão (GO). Reúne seu trabalho literário no seu site Sandra Fayad, no Recanto das Letras, na Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores e no Portal da escritora Vania Moreira Diniz. Veja tudo isso e muito mais dela no Crônica de Amor por Ela.

Confira mais:
Temporada do espetáculo infantil do Nitolino no Teatro Linda Mascarenhas, todos os sábados e domingos de abril, em Maceió. ,
Show poético musical Tataritaritatá no Projeto Palco Aberto. Dia 19 de maio, às 20hs no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Maceió. ,
Comemorando 5 anos do Tataritaritatá e suas mais de 160 mil visitas ,
ARTE CIDADÃ ,
PROJETO CORDEL NA ESCOLA ,
TCC ONLINE CURSO
TODO DIA É DIA DA MULHER,
MINHAS ENTREVISTAS