quarta-feira, maio 20, 2009

BIBA & OUTRAS DICAS TATARITARITATÁ!!!


CARPE DIEM DA BIBA – Excelente blog da jornalista, professora e escritora Eulália Isabel Coelho, a Biba, que é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema.. Ela é autora do livro chama-se "O Imprevisto" e atuando principalmente nos seguintes temas: Cinema, Psicanálise, Semiótica. Veja o blog acessando http://bibacoelho.blogspot.com/ e também o currículo dela acessando: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777247J6

FLINORTE - I Festival Literário Internacional do Litoral Norte de Pernambuco, que se realizará na orla marítima da cidade de Paulista, no Grande Recife, no período de 24 a 27 de setembro. O Flinorte é uma iniciativa da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural – entidade ligada a Academia Pernambucana de Letras (APL), Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane), Gabinete Português de Leitura do Recife, União Brasileira de Escritores, Secção Pernambuco (UBE) e pela Casa da Imprensa – que conta com o apoio das Prefeituras Municipais do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Goiana e Araçoiaba. Para maiores informações sobre o Flinorte, basta enviar e-mail para: flinortepe@gmail.com

MEMÓRIAS DA PELE - O público admirador das artes plásticas terá a oportunidade de conferir a exposição Memórias da Pele, de Plínio Palhano, no Museu do Estado. A mostra do artista pernambucano apresenta 19 telas, em couro, que propõem uma retomada às origens da pintura, a começar pela arte rupestre. A curadoria é de Raul Córdula. Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, n° 960, Graças, Recife), a partir de hoje (19), até 11 de junho. Visitação: de terça à sexta (9h às 17h), sábados e domingos (14h às 17h). Apoio: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

I SALÃO DE MAIO DE ARTES PLÁSTICAS - Instalado em 08 de maio, o 'I salão de maio de Artes Plásticas', que expõe trabalhos de 63 autores na Fundação Pierre Chalita, em Maceió, permanece aberto a visitação pública no horário comercial até o dia 15 de junho. O I Salão de Maio de Artes Plásticas é uma promoção conjunta do Núcleo Alagoas da Academia do Nordeste e Fundação Pierre Chalita.

FOTOGRAFIA - Até 25 de maio, acontece a exposição de fotografias Quem Somos Nós. A mostra retrata as paisagens e cenários da cidade de Marechal Deodoro e o cotidiano da comunidade Vila Emater II. As imagens foram produzidas por 12 jovens que residem no entorno do Lixão de Maceió, a partir de oficinas de fotografia realizadas pelo Ponto de Cultura Guerreiros da Vila. A instituição é mantida pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) As fotos estão expostas no salão principal do Museu Palácio Floriano Peixoto ( Mupa), Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro, Maceió. Mais informações : (82) 3315-7874. Quem Somos Nós tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Cultura (MinC).

ENCONTRO INÉDITO - No período de 23 e 24 de maio, acontece o I Encontro Pernambucano de Graffiteiras em Recife. A iniciativa é da Trincheira Tinta com o apoio da Secretaria Especial de Juventude e Emprego de Pernambuco, e tem como objetivo refletir, debater e incentivar a participação da Graffiteira na ocupação criativa do espaço público. O evento é organizado pelas artistas de rua e simpatizantes do graffiti feminino. O foco da atividade é para o exercício da criatividade, do intercâmbio solidário e crescimento coletivo das jovens mulheres que elegeram o graffiti como meio de expressão, de ocupação do espaço urbano e, direta ou indiretamente, desconstrução das desigualdades de gênero. O Encontro conta, ainda, com a Feira Trincheira Tinta e o Mutirão de Graffiti, além da confecção de um Fanzine. Outras informações: (81) 8669-8670 (Elaine) ou 8747-5681 (Gabi Bruce).

SOMOS O QUE FAZEMOS - Artistas plásticos sergipanos expõem suas obras até o dia 26 de maio, na Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), em Aracajú. A mostra Somos o que Fazemos reune fotografias, desenhos e esculturas de 35 artistas locais, e fazem parte do acervo municipal. Todas as 45 peças da exposição foram adquiridas entre os anos de 2001 e 2009, por meio de prêmios conferidos durante as edições anuais do Salão dos Novos. A GAAS é uma unidade da Prefeitura de Aracaju mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Endereço: Praça Olímpio Campos, S/N - Centro, Aracaju.


VEJA MAIS:
GUIA DE POESIA