quarta-feira, março 12, 2008

APRUMANDO A CONVERSA & TATARITARITATÁ



EU VI O BRASÍ JOGÁ.

Zé Brejêro

Já farto dos prejuízo
Que eu tinha nas prantação
Azuní meus matulão
Num corozin de cavalo
Caminhei seiscentas légua
Dessas qui satanáis maicou
E fui pará no interior
No istado de São Paulo

O póbe do meu quartáu
Num agüentando as caminhada
E eu já cas canela inchada
De tanto assim caminha
Pedí rancho na Senzala
Da fazenda Trêis Maria
E só entonce no outro dia
Me incontrei nas capitá

Bati o mundo e o fundo
Atráz de incolocação
Pru fim bati num portão
Dum palacete granfino
Donde apareceu um gorducho
Cum cara de quem mato
E após cubá-me todo, falou:
“-Qui dezeja seu minino?”

“-Meu patrão cheguei do norte
Um tanto desmantelado
Num tenho no borso um cruzado
Prá móde comprar um pão
Se vormicê pricizá
Dum trabaiadô dispôsto
Aceito com muito gosto
seja qual for a função”

“Entre prá dentro cabôco
Sua graça cuma é?
Vamos bebê um café
Mode adispôis cunversá
Eu preciso de um vigia
De vergonha e de corage
Pra guarda minha garage,
Minha casa e meu quintá”

Ganhei logo a confiança
Daquele bom cidadão
Qui num era mais patrão
Era um pai e um amigo meu
E a cabo de trêis semana
Me falou-me: “Zé Brejêro,
Vô viajar prú instrangeiro
E vormicê vai mais eu”

Veja as coisa cuma é,
Quando Deus qué meu patrão:
Um curumba disgraçado
Qui nunca andou nem de trem
Mitido cum gente de bem
Viajando de avião

E cum distino as Oropa
Pra vê o Brasí jogá
Eu já tinha visto falar
Qui o Brasí era o mió
Mais quando ispiei cum esses óio
Qui a terra hái de cumê
Posso afrirmá sem tremê
Num pode havê mais mió

O patrão mim ensinou-me
O nome dos jogadô
Do bolêro ao centrefó
Ele deu difinição:
O golêro era Girmá
Qui pegava inté pensamento
Djarma era o elemento
Siguro na maicação

O outro beque, o Beline
O falado capitão,
Pelos are ou pelo chão
Num queria brincadeira.
Foimava cum Orlando e Zito
A respeitada barreira

Na ponta isquerda o Zagalo
Topava quarqué parada
E quando dava uma canelada
Era da páia avuá
Perto dele um mulecote
Cunhicido prú Pelé
Esse tando cum a bola nu pé
Pudia comemorá

E o centrefó, o Vavá
Foi na minha opinião
O mais mió jogadô
Tendo os péis do Didi
Aqueles passos bem feito
Levava tudo nos peito
E sempre maicava um gol

Só não posso mi isquecê
Dum caboco meio Zambêta
Qui fazia tanta faceta
Tanta goga e imbraiação
Qui os póbre dos ingrês
Ficava tudo azuado
Uns de cóca outros assentado
E outros cá cara no chão

Cum jogadô dessa maica E aqui fica um consêio
Ninguém pudia perdê Pra num si perdê de vista
E cuma havera de sê Jogadô do Brasí é artista
O Brasí foi campeão E discunhece maicação
E se o patrão entrô na farra Quem inventou aquela taça
O xeleléu nem se fala Faça outra diferente
Isquecemo inté as mala Prú que a qui vêio cá gente
No campo de aviação Ninguém dêxa vortá não.

SEXTA DE VERSOS: Nesta sexta-feira, dia 14-03, a partir das 19h30min, o gracejo e a irreverência da poesia popular nordestina voltam a se espalhar no Restaurante Feijão & Cia., com mais uma edição do projeto SEXTA DE VERSOS, desta vez em comemoração ao DIA NACIONAL DA POESIA. O cordel, o repente, a embolada e a poesia matuta se misturam nas declamações dos integrantes da União dos Cordelistas de Pernambuco (Unicordel) e seus convidados. A Unicordel é um movimento que tem o propósito de divulgar e promover a literatura de cordel, visando a despertar a consciência da comunidade para a sua importância como genuína expressão da cultura pernambucana, como instrumento de formação e informação, além de fonte de prazer e entretenimento. Criada em abril de 2005, a Unicordel ao longo desses seus quase três anos de existência vem promovendo recitais, oficinas, palestras e debates nos mais diversos ambientes (restaurantes, bares, mercados públicos, empresas, escolas, faculdades, sindicatos, etc). O Feijão & Cia fica na Rua São Francisco, nº 60, bairro do Paissandu (Por trás do Hospital Português), servindo petiscos e bebidas diversas (com destaque para a cerveja sempre gelada), com preços bem camarada. Fone: 3231-6293. Evento: SEXTA DE VERSOS Data: 14/03/08 (sexta-feira) Hora: 19h30min Local: Restaurante Feijão e Cia - Rua S. Francisco, nº 60 - Paissandu (por trás do Hospital Português) Preço: R$ 3,00 Realização: União dos Cordelistas de Pernambuco-Unicordel Informação: Altair Leal (3371-5564 / 92587151) João Campos (99770746) e Gilberto-Feijão&Cia (32316293).

VEJA MAIS:
VAREJO SORTIDO
LITERATURA DE CORDEL
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ
SHOW TATARITARITATÁ