quarta-feira, agosto 27, 2008

DICAS DA SEMANA & TATARITARITATÁ!!!

20 POR 1



SEMINÁRIO PNC - Acontece nesta quinta (28) e sábado (29), em Maceió, o Seminário do Plano Nacional de Cultura (PNC). O objetivo do diálogo é aperfeiçoar o projeto de lei no qual se encontram as diretrizes fundamentais para a cultura brasileira. Alagoas é o sétimo estado do Nordeste a sediar um dos seminários, que tem circulado por todo o Brasil. A abertura acontece às 15h. As discussões acontecem no Centro Cultural de Exposições de Maceió (rua Celso Piati, s/nº, Jaraguá). Os interessados em participar podem se inscrever através da página www.cultura.al.gov.br/. Os já estão disponíveis na página do MinC. Inscrições pelo telefone (82) 3315.1913. Resultados dos seminários anteriores e outras informações: www.cultura.gov.br/pnc/.

ROBERTO MANGABEIRA UNGER – lançamento do livro "O que a esquerda deve propor", do ministro Roberto Mangabeira Unger, publicado pela editora Civilização Brasileira. Na ocasião, haverá um debate com o autor, o poeta Antônio Risério e o cantor e compositor Caetano Veloso. Dia: 27/08/08 Horário: 20h00 Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Av. Paulista, 37 - Bela Vista (próx. a estação Brigadeiro do metrô) Entrada franca. OBS: Estacionamento conveniado. PATROPI: Rua Al. Santos, 74.

CESAR OBEID – César Obeid é Escritor, educador e contador de histórias. Trabalha com a recriação do cordel e do repente na educação, teatro, eventos e literatura. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio. É secretário da UCRAN- União dos cordelistas e repentistas do nordeste. É autor dos seguintes livros pela editora Moderna: - Minhas Rimas de Cordel, menção "altamente recomendável" FNLJ- 2005. - O Cachorro do Menino e “Aquecimento Global não dá rima com Legal” e - Vida Rima com cordel pela Ed. Salesiana, menção altamente recomendável- FNLIJ- 2007 Novo livro de César Obeid “Aquecimento Global não dá Rima com Legal” pela editora Moderna. Neste livro você vai conhecer, de uma maneira bem diferente, o tema do aquecimento global. Suas causas, conseqüências e soluções são contadas por meio de diversas modalidades de estrofes da literatura de cordel. Além disso, textos escritos em prosa vão aprofundar seus conhecimentos para além das geleiras derretidas, dos ciclones e da vida dos ursos polares. A xilogravura, técnica conhecida no processo de ilustração dos folhetos de cordel, ganhou cores e foi a forma escolhido para as ilustrações do texto. Info: Fone: (11) 3873-7111 - Fax: (11) 3875-4949 E-mail: cordel@livrariacortez.com.br Veja no site http://www.livrariacortez.com.br/ a programação completa do VI CORDEL NA CORTEZ de 25 a 30 de Agosto de 2008

REDE DE ARTES VISUAIS - Durante o mês de novembro, a Funarte vai promover um intenso debate em torno das artes visuais no Brasil, por meio de seminários, conferências, ciclos e outros eventos. A Rede Nacional Funarte Artes Visuais chega à sua quinta edição, voltada para a reflexão sobre as artes visuais e as políticas públicas para o setor. Serão concedidos 27 prêmios de R$ 25 mil, um em cada estado brasileiro, para que instituições culturais promovam eventos locais, sempre com entrada franca. As inscrições estão abertas, somente para instituições culturais sem fins lucrativos, até 1º de outubro. Regulamento e outras informações: www.funarte.gov.br/.

ARTICULAÇÃO LATINA - Acontece, dos dias 1° e 2 de setembro, em Brasília (DF), o primeiro grande encontro da recém-criada Articulação Latino-americana Cultura e Política, movimento que pretende mobilizar manifestações culturais, artísticas e políticas da região, visando à construção de processos que levem à transformação social. O seminário, que leva o mesmo nome da articulação, integra a programação do Festival Internacional de Teatro de Brasília - Cena Contemporânea 2008. Além do Brasil, países como Argentina e Bolívia já participam do projeto. Outras informações: www.inesc.org.br/.

SEMINÁRIO PNC Inicia-se na próxima segunda (1º de setembro), e segue até quarta (3), no Recife, o Seminário do Plano Nacional de Cultura (PNC). O objetivo do diálogo com agentes das diversas instâncias da cultura local é aperfeiçoar o projeto de lei que demarca as diretrizes fundamentais para a cultura brasileira. O seminário tem abertura às 18h, no Teatro Barreto Júnior (Pina). Já as discussões acontecem, nos dias 2 e 3, no Recife Praia Hotel. Os interessados em participar podem se inscrever pelo endereço seminariopncpe@gmail.com, colocando no Assunto "Inscrição PNC". Hoje (26), às 19h, acontece na Fundaj (Derby) um reunião preparatória para o PNC, convocada pelo Fórum Permanente de Música de Pernambuco. Os resultados dos seminários anteriores estão disponíveis na página www.cultura.gov.br/pnc/. Inscrições e outras informações: (81) 3224.0541.

MÍDIA E LITERATURA Na sexta (29), a partir das 19h30, na Livraria Cultura, a imprensa ganha lugar na mesa de debates dentro da programação do 6º Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz. O encontro, que irá discutir as transversalidades entre mídia e literatura, irá reunir os jornalistas de TV e rádio do Estado. O debate é aberto ao público. Programação completa do Festival e outras informações: www.recife.pe.gov.br/.

VEJA MAIS:
VAREJO SORTIDO
VOTO MORAL
FREVO BRINCARTE