terça-feira, fevereiro 26, 2008

POETAS MARANHENSES



LILIA DINIZ

INSENSATEZ

Joguei
Moedas
No poço
E no desejo
De viver
Um minuto apenas
De um sonho mesquinho....
Acordei ferida!

DESPERTAR

Quando as vozes
Não mais forem roucas
Cortarão os céus
E calarão
O grito daqueles
Que destilam opressão.

VOLTA PRA CASA

Habita em mim
a singela casa
de minha infância

Na fartura do quintal
o limoeiro traquino
florido sempre
adoçando meus ouvidos
com os cantares diários
do passaredo em festança

O velho sabugueiro
perfuma abril em flores
curando febres
estouradas em cataporas
e alucinações
em labaredas

Lamparinas atrepadas
nas paredes de taipa
incandeiam a imensidão
dos meus olhos meninos

Sala
quarto
cozinha
abrigam o quase nada de mim

Mas é lá no terreiro
barrido todo amanhecer
pelas cuidadosas mãos de meu pai
que brinco de catar
restos de sonhos e lembranças
(...)
Retorno pra casa, pois mãe me chama, pai reclama minha ausência e um imenso vazio, uma ausência de mim vem sendo tecida em minha alma. Alma que já não se contenta em falar da sua essência. Pede mais...
Embaraçar
meus versos
no poeirão da boiada

Sujá-los
na lama perfumada
dos currais

Queimá-los
em caieiras ardentes

Mendigar olhares piedosos
às rimas que ainda não fiz
às rimas que ainda não sei fazer
e que me esperam
impacientemente
na dor da busca
de mim mesma

LUZ

Não a vejo no final do túnel
Busco-a constantemente em vão
Desgarro-me e procuro
Só encontro em mim solidão!
Sorriso - ação distante
Êxtase - somente de dor
Caminho – parto difícil
Certeza – lamento.

ARACNÍDEA

A poesia tem pernas que tecem
Com agilidade a imaginação.
Nas teias do mistério
Fisgam suas presas,
Num emaranhado de sentimentos
Às vezes imobilizadas pela dor
Fluindo com precisão
Sacia a fome do poeta
E devora os que amam não pensar
Corre por fios perfeitos
Da rede em construção.
Desafia a fragilidade
Armando um lance certeiro
Naqueles que se encantam
E se deixam seduzir
Pelas ocultas faces da palavra.

LILIA DINIZ - A poeta e atriz maranhense Lilia Diniz tem participado de várias perfomances teatrais poéticas em Congressos, Seminários e outros eventos. É membro do Proyecto Cultural Sur, movimento de intercâmbio que abriga poetas, artistas plásticos, atores e músicos das Américas. Participou do IX e do X Congresso Brasileiro de Poesia realizado em Bento Gonlaves-RS. É autora dos livros Babaçi, cedro e outras poéticas em trama e Miolo de pote da cacimba de beber. Também edita as páginas da FESTA DO COCO BABAÇU E OUTROS TRIERO acessando:
http://www.flickr.com/photos/liliadiniz/ & www.liliadiniz.zip.net

VEJA MAIS:
POETAS DO MARANHÃO
LILIA DINIZ
VAREJO SORTIDO
BIG SHIT BÔBRAS
LAM & AMIGOS
LAM CLIPES – YOUTUBE
LAM MP3 – TRAMA