sexta-feira, fevereiro 22, 2008

PRIMEIRA REUNIÃO



Imagem: Improvisation, do pintor expressionista russo/francês Wassily Kandinsky (1866-1944).

DEGREDO

Luiz Alberto Machado

O rio da vida, minha infância no Una.
A correnteza e os dias, a passagem do garoto.peralta
Pro adolescente perdido, pro adulto enrolado.
Hoje os tempos são outros e guardo meus segredos no rio.
Não acredito em mais nada, a menos que tudo se exploda.
Não pressinto mais nada, tomara o inopinado sempre.
Eu não sei de mais nada e só tenho uma luz às mãos
E sei que não posso deixar que apague a vela.
Os meus lábios cálidos sussurram poemas de dor.
E os meus desejos calados fazem versos de nada.
Guardo apenas algumas dores, o presente incerto e a alma do mundo.
Apenas o sol reluz esperança.
Estou só e não preciso que ninguem me comprrenda
Eu sei que não ninguém me compreende, oxalá,
E aqui me purgo. Estou nu e só.
O inferno está deste lado
E o céu inexiste na mentira de deus.
Agora são os meus e os seus segredos aqui.
Nada mais.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. In: Primeira Reunião. Recife: Bagaço, 1992.

VEJA MAIS:
PRIMEIRA REUNIÃO
PARA VIVER O PERSONAGEM DO HOMEM
GUIA DE POESIA