quarta-feira, abril 16, 2008

DICAS & DICAS & TATARITARITATÁ!



CLOTILDE TAVARES & CARIRI DE A A Z: AS BELEZAS DO CARIRI PARAIBANO – No próximo dia 17 de abril, a partir das 11hs, no Sebo Cata-Livros da Praça da Bandeira, em Campina Grande-PB, o lançamento do folheto de cordel "Cariri de A a Z: as belezas do Cariri Paraibano", da escritora Clotilde Tavares, homenageando o berço dos seus antepassados e falando sobre a região onde nasceram suas raízes familiares. Segundo a autora, toda a região está representada no folheto de cordel de oito páginas, desde o clima, o ambiente, a vegetação, o artesanato, riquezas, comidas típicas e os nomes principais de sua cultura, envolvendo os 40 municípios do chamado Cariri Histórico. SERVIÇO: O que? Lançamento do folheto de cordel "Cariri de A a Z", de Clotilde Tavares Onde? No sebo Cata Livros, da Praça da Bandeira, em Campina Grande Quando? Dia 17 de abril, quinta-feira, a partir das onze horas da manhã.



MACEIÓ EM POESIA - As belezas da capital alagoana é o eixo temático do I Concurso Foto e Poesia Ambiental de Maceió, que recebe, até 25 de abril, textos poéticos acompanhados de uma a três fotografias. As obras inscritas devem se enquadrar dentro dos seguintes temas: Lagoa Mundaú, Parque Municipal de Maceió, Piscinas Naturais da Pajuçara, Árvores Notáveis de Maceió e Mirantes de Maceió. O resultado será anunciado no dia 15 de maio e os trabalhos selecionados participam de uma exposição itinerante em escolas e locais públicos. Outras informações: www.maceio.al.gov.br/.



SAGARANA – Está circulando a edição n° 31 da revista Sagarana no endereço telemático www.sagarana.net e também os textos atualizados da nova seção da revista Il Direttore, com a tradução em italiano do conto "O Barco Vermelho", de Julio Cesar Monteiro Martins. Esta nova edição de Sagarana, dedicada à figura de Glauber Rocha, oferece aos seus leitores uma entrevista inédita com o crítico Harold Bloom, textos de Clarice Lispector, Enzo Baldoni, Piergiorgio Bellocchio, Glauber Rocha, Susan Sontag, Roberto Arlt, Guimarães Rosa, Milan Kundera, e poesias de Drummond, Neruda, Frost, Brenda Porster e Eunice Odio, além da sétima e última edição da Exposição fotográfica virtual dos maiores fotógrafos dos últimos cem anos. Ademais, na seção Archivi, estão disponíveis para leitura todas as "Lavagne del Sabato" publicadas até hoje em Sagarana.


Foto: Marcos Studart

SENSÍVEIS A TODOS - Cone como ícone: prossegue até sexta-feira, 18, a exposição "Sensíveis a todos", de Marcelo Santiago Elegendo o cone como ícone e elemento sensível, Marcelo Santiago expõe o lugar geométrico feito a partir de chocolate, rapadura e cuscuz, além de outros materiais inusitados. Serviço: Exposição “Sensíveis a todos”, mostra individual do artista Marcelo Santiago, com curadoria de Ana Valeska Maia. Em cartaz até a próxima sexta-feira, 18 de abril de 2008. Visitação: terça-feira a sexta-feira, de 10 às 20 horas. Entrada gratuita. Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro – fone: (85) 3464.3108). Crédito das fotos: Marcos Studart. Info: Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br


Foto: Marcos Studart

CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE – SP Quarto Sarau dos Pensadores, tendo como patrono José de Alencar, primeiro romancista brasileiro. Homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril de 2008. Dia 25/04/08 - às 19h30min Local: BOQUEIRÃO PRAIA SHOPPING CULTURAL AV: PRESIDENTE COSTA E SILVA Nº. 70 – 3º Piso *POESIA – PERFORMANCE TEATRAL – MÚSICA E ARTES DIVERSAS INFORMAÇÕES: 3592 - 2713 (Celso) – 3491 - 4788 (Edu) 9113 - 1022 (Nando) Entrada franca!


Foto: Marcos Studart

FESTIMAGE 2008 Festival Internacional da Imagem – Até o dia 20 de maio os concorrentes poderão enviar os seus trabalhos para concurso.Este ano o certame contempla dois concursos – o Prêmio Oficial e o Prêmio do Público. O primeiro, que distribuirá 9.750,00 euros pelos primeiros cinco premiados, será votado por um júri internacional. O segundo, que dará 1.000,00 euros ao vencedor, é apenas escolhido por intermédio da votação do público, feita através do site da organização. Informações: www.festimage.org



VERBO 21 - Revista Cultura & Literatura no sítio http://www.verbo21.com.br/ com novidades: 2 entrevistas inéditas com uma banda e um escritor: Dois em Um David Levisky Ensaios, resenhas e crônicas: Lula e o terceiro mandato & muito mais, confira.

CASTELO CULTURAL - Até o dia 2 de junho podem ser feitas as inscrições para o "1° Concurso Crônicas Cariocas", promovido pela Castelo Cultural, Centro de Cultura da Universidade Castelo Branco, em parceria com o portal Crônicas Cariocas. O objetivo é estimular a produção literária e incentivar a cultura no Estado do Rio de Janeiro. O regulamento está disponível no site www.cronicascariocas.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Castelo Cultural: (21) 3216-7808. Serviço: 1° Concurso Crônicas Cariocas Inscrições até o dia 2 de junho Taxa de inscrição para cada texto: R$ 5 Regulamento: www.cronicascariocas.com Mais informações: (21) 3216-7808



VEJA MAIS:
VAREJO SORTIDO
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
PREMIO TATARITARITATÁ DE POESIA ALAGOANA
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS